As diferenças entre os telhados de duas e quatro águas

Escrito por bob haring | Traduzido por bruna biagioli
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As diferenças entre os telhados de duas e quatro águas
Uma casa com um telhado de duas águas, na esquerda, e de quatro águas, na direita (real estate6 image by jcpjr from Fotolia.com)

A maioria das casas americanas possuem tanto telhados de duas quanto de quatro águas, ou uma variação de ambos estilos. Os telhados de duas águas são mais baratos, mais fáceis de construir e aguentam bem a maioria das condições climáticas. Telhados de quatro águas tornam fácil a tarefa de criar um cômodo por debaixo deles. Telhados de duas águas possuem dois lados inclinados que formam um pico no topo — as extremidades formam um triângulo —, enquanto telhados de quatro águas possuem picos centrais, mas que declinam em cada extremidade para formar uma borda uniforme ou forro em torno da construção.

Outras pessoas estão lendo

Telhados de duas águas são mais populares

O telhado de duas águas é o estilo americano mais popular, por sua facilidade de construção e habilidade de escorrer a chuva, neve, gelo e outros detritos por suas laterais oblíquas. Eles são instalados sobre uma treliça que se passa em toda a estrutura da casa, com lados triangulares que se inclinam para um pico, treliças são apoiadas na diagonal como apoio. Normalmente, as treliças do telhado são pregadas no topo da estrutura da casa, revestido com madeira ou painéis de partículas orientadas (OSB) e, em seguida, cobertas com telhas. As calhas são colocadas sobre os lados do telhado.

Opções para telhados de duas águas

Telhados de duas águas limitam a utilização do espaço inferior. Por causa de sua altura ou inclinação, apenas o espaço abaixo do centro se faz útil para quartos ou salas. Um telhado de duas águas cruzado oferece mais espaço, que consiste em duas seções frontais que se encontram em uma das extremidades, formando um L — o espaço nessa junção é mais aberto para utilizações em seu interior. Também existe uma opção chamada de "telhado francês", no qual uma extremidade das duas águas é removida para criar um espaço aberto e plano, geralmente para uma varanda ou convés.

Telhados de quatro águas possuem beiras maiores

Telhados de quatro águas também possuem uma ponta a partir dos lados, mas as extremidades se declinam para fazer uma borda uniforme ao redor da casa. Isso proporciona uma saliência ou beiral maior que irá ajudar a manter as paredes e janelas longe do sol. O projeto de quatro águas também oferece espaço interno mais utilizável, cortando as extremidades do pico. Ele permite que as caleiras possam ser colocadas em todos os lados da casa, mas as articulações do telhado criam vales, onde se podem acumular folhas e detritos e que dificultam a drenagem. A instalação é semelhante aos telhados de duas águas, com treliças de apoios às instalações e telhado, mas as treliças são modificadas nas extremidades de declive.

Opções para telhados de quatro águas

Telhados de quatro águas também possuem duas opções. Eles podem ter quatro águas cruzadas — essencialmente, apenas duas seções de inclinação que se encontram —, o que fornecerá um ambiente com mais revestimento no interior da junção. Há também um estilo de telhado pirâmide — quatro águas iguais que se encontram em um pico central. Há, ainda, o "telhado holandês", estilo em que uma das extremidades é cortada e termina em um telhado de duas águas. Os telhados holandeses são frequentemente usados como espaço para a ventilação do sótão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível