×
Loading ...

Diferenças entre tênis de mesa e ping pong

Atualizado em 20 julho, 2017

Além de tênis de mesa ser o nome oficial do esporte e ping pong ser o nome mais popular, a diferença entre os dois pode parar nisso. O nome ping pong vem do som que a bola faz durante o jogo. Ambos os nomes estão listados na ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa) em Lausanne, na Suíça, juntamente com um outro apelido menos conhecido: "wiff waff". As diferenças entre os nomes está na sua história, equipamento usado e regras.

Ping pong e tênis de mesa (tennis de table image by lefebvre_jonathan from Fotolia.com)

História

O tênis de mesa foi inicialmente desenvolvido para ser jogado dentro de casa, sobre uma mesa, sentado ou em pé, com pequenas raquetes e uma bola coberta com uma teia de malha para evitar danos aos móveis. Os primeiros equipamentos de tênis de mesa foram feitos pela empresa inglesa J. Jaques and Son, que, em 1891, registrou o jogo, que era jogado com bolas de borracha, chamadas de "gossima". NO século 20, o jogo começou a ser comerciado pela distribuidora inglesa Parker Brothers, do grupo Hamley Brothers. Em 1901, John Jacques registrou o nome ping pong na Inglaterra e os direitos norte americanos foram vendidos à empresa Parker Brothers. No dia 12 dezembro de 1901, uma associação de tênis de mesa foi formada na Inglaterra e quatro dias depois, foi criado a associação de ping pong. No mesmo ano, o tênis de mesa foi levado à China. Em 1903, as duas associações fundiram-se sob o nome associação de tênis de mesa, que tornou-se obsoleta em 1904. No início de 1920, o jogo começou a reviver na Inglaterra e na Europa. Em 1922, associação virou a associação inglesa de tênis de mesa. Em 1926, a ITTF foi formada. Em 1988, o tênis de mesa ​​tornou-se um esporte olímpico em Seul, na Coréia do Sul .

Loading...
ITTF (balle de ping-pong image by Francis Lempérière from Fotolia.com)

Equipamento

Os equipamentos para a prática de tênis de mesa e ping pong são semelhantes, mas em eventos não oficiais, os materiais usados nas raquetes, na bola, na rede e na mesa podem variar. Em 1900, o inglês James Gibb trouxe dos EUA uma nova bola de celuloide oca, que substitui as antigas bolas sólidas de borracha e cortiça. Em 1902, a empresa Englishman E.C. Good colocou no merca uma raquete de madeira emborrachada, que facilitava pôr efeito na bola. Os regulamentos sobre o tipo de equipamento são todos feitos pela ITTF. Em 1960, eles padronizaram a espessura da borracha e da esponja nas raquetes. Em 1938, a ITTF abaixou a rede para 15,2 cm. Em 2000, a ITTF aumentou o diâmetro da bola para 40 mm. O seu peso oficial é de 2,7 g e ela é feita de celuloide ou um plástico similar, podendo ser branca ou laranja e com acabamento fosco. Em 2001, o sistema de pontuação mudou para jogos de 11 pontos, com uma melhor de cinco jogos ou melhor de sete jogos para fechar uma partida.

Equipamento (ping pong bats image by max blain from Fotolia.com)

Regras

As regras são feitas e supervisionadas pela ITTF. Para ping pong, elas são exatamente as mesmas, salvo em eventos não-competitivos. Em 1938, a ITTF proibiu colocar efeito usando os dedos durante o saque, técnica usada principalmente por jogadores americanos. Em 2006, foi feita a proibição de colas de velocidade com solventes orgânicos tóxicos. Por volta de 2008, o uso de colas de velocidade com os compostos orgânicos voláteis (COV) ilegais foi proibido em todas as competições juniores da ITTF.

Regras (TENISA image by Paco Ayala from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...