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Diferenças entre teorias cognitivas e constructivistas

Atualizado em 23 março, 2017

Teorias cognitivas e construtivistas são dois tipos de teorias de aprendizagem. A teoria da aprendizagem é uma explicação de como as pessoas aprendem e se adaptam a coisas novas. A teoria cognitiva e a construtivista estão relacionadas uma com a outra, embora cada uma tenha características únicas. Ambas foram criadas por Jean Piaget, psicólogo e filósofo suíço, popularmente conhecido por suas teorias no desenvolvimento cognitivo.

Aprenda mais sobre as diferenças entre as teorias construtivistas e cognitivas (OLD BOOKS image by brelsbil from Fotolia.com)

Teoria cognitiva

Teoria cognitiva estabelece que os seres humanos aprendem e tomam decisões com base na coisa mais lógica para aprender e fazer. Em termos mais simples, os seres humanos pensam como computadores, de tal forma que a lógica é o mecanismo superior utilizado na aprendizagem. Ela pressupõe que o processo de aprendizagem é meramente baseado no intelecto, sem quaisquer fatores emocionais.

Teoria construtivista

Construtivismo, embora único, deriva principalmente da teoria cognitiva. Se a teoria cognitiva declara que a aprendizagem é um processo lógico, sem qualquer emoção ou fator humano, o construtivismo declara que a aprendizagem é uma combinação de abordagens lógicas e humanas. Por exemplo, o construtivismo estabelece que os indivíduos interpretam informações por conta própria, integrando o que se aprende com os outros. Isto significa que as pessoas aprendem juntas por conta própria em uníssono enquanto visualizam os hábitos de outras pessoas.

Construtivismo cognitivo

Construtivismo cognitivo refere-se ao processo que combina a lógica do comportamento cognitivo e a abordagem pessoal do comportamento construtivista. Neste processo, o indivíduo usa a lógica para entender as coisas, e associa isso com um estilo de aprendizagem diferente, que vem de um fator comportamental e humano. Ele também considera estágios de desenvolvimento na teoria da aprendizagem, ou seja, a idade de uma pessoa e sua formação educacional são levados em conta quando se aprende.

Desenvolvimento cognitivo

A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo tem quatro ideias principais relacionadas à teoria cognitiva e à teoria construtivista: esquema, assimilação, acomodação e equilíbrio. "Esquema" refere-se à ideia ou explicação de um certo tipo de informação da própria pessoa. Isso inclui processos simples, como o uso dos olhos para estabelecer uma opinião pessoal (cognitivo).

"Assimilação" refere-se ao conceito de que esquemas muitas vezes mudam de acordo com o que a pessoa experimenta (construtivista), enquanto que "acomodação" refere-se ao impacto da assimilação que ocorreu, integrando experiências passadas e presentes (construtivismo cognitivo). "Equilíbrio" engloba o equilíbrio entre assimilação e acomodação.

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