Diferenças entre tubos negros e tubos de ferro fundido

Escrito por steve sloane | Traduzido por fernando suarez
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre tubos negros e tubos de ferro fundido
Os tubos de ferro fundido são duráveis, embora quebradiços (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os tubos de ferro fundido têm sido usados em linhas de esgoto por séculos devido a sua durabilidade e, em muitas áreas, ainda é aceito pelas regulamentações de códigos de construção. Outros dois tipos de tubos negros são usados na construção de casas: tubos de gás de aço rígido com recobrimento negro e tubos de esgoto do tipo ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno). Os tubos de gás e tubos de esgoto são bem diferentes, tanto entre si quanto comparados aos tubos de ferro fundido.

Outras pessoas estão lendo

Diâmetros

Os tubos de ferro fundido normalmente são instalados em seções de aproximadamente 10 centímetros de diâmetro e 2,5 metros de comprimento, onde tubos de esgoto ABS são empregados com diâmetros entre 3,8 e 10 cm aproximadamente (dependendo do acessório com o qual ele se conecta), e comprimentos também de 2,5 metros. Tubos de gás, entretanto, possuem diâmetros menores, de geralmente 1,25 ou 1,9 centímetros, e estão disponíveis em vários comprimentos.

Processo de instalação

O processo de conexão de cada tipo de tubo é bastante diferente. Onde seções de ferro fundido eram seladas juntas com estopa e chumbo fundido, hoje uma junta de borracha e uma fita de aço inoxidável são usados. Tubos de gás são conectados com acoplamento de rosca fêmea de aço e compostos de rosqueamento, e tubos ABS se conectam com acoplamentos ABS e cimento ABS.

Consertando/removendo segmentos de tubulação quebrada

Embora o ferro fundido seja muito resistente, ele é também quebradiço e pode rachar se receber um golpe forte e direto. Uma vez que as rachaduras no ferro fundido tendem a crescer com o tempo, o segmento quebrado deve ser retirado e trocado ou por um novo segmento de ferro fundido ou por um tubo de PVC (onde o código permitir). Tubulações ABS também são duráveis, mas irão fraturar/quebrar se golpeadas fortemente. Pequenas fraturas podem ser consertadas com massa epóxi, mas segmentos largamente fraturados devem ser trocados por novos tubos. Se um segmento do tubo de gás se quebra, ele deve ser substituído por um novo segmento, para assegurar que não haja risco de vazamentos.

Outras diferenças gerais

Tubos de esgoto ABS são mais baratos e mais fáceis de instalar que os de ferro fundido e como o ABS é muito mais leve que o ferro fundido, existe menor risco de acidentes corporais durante o processo de instalação. Contudo, as paredes espessas dos tubos de ferro fundido, atuam como isolantes contra o barulho da água/resíduos percorrendo a rede de tubulações. Tubos de ferro fundido são cortados com um instrumento chamado cortador a pressão, que geralmente tem de ser alugado em lojas do tipo "Faça Você Mesmo," enquanto o ABS é simplesmente cortado com uma serra de mão, uma serra circular ou uma serra de esquadria. Tubos de gás são diferentes tanto de tubos de ferro fundido quanto de tubos ABS, no sentido de que suas pontas são enroscadas para caber dentro do acoplamento. Como consequência, se o tubo de gás é cortado (usando cortador de tubos ou serra), cada lado do corte no tubo deve ser enroscado com um molde de rosca antes de serem colocados novamente juntos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível