Mais
×

Diferenças entre o uretano e o poliuretano

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Existem muitos compostos químicos que são usados em vários produtos de construção. Algumas vezes, dois compostos similares fazem parte da composição de um produto – como é o caso do uretano e do poliuretano –, isso pode ser confuso. Conhecer as diferenças desses produtos pode ajudar a fazer uma escolha mais informada ao comprar vários compostos para projetos caseiros.

Conceitos básicos

No seu nível mais básico, o poliuretano nada mais é que um polímero, que é "um composto químico ou mistura de compostos formado pela polimerização, e que consiste essencialmente de uma estrutura de unidades que se repetem", segundo o dicionário Merriam Webster. Essas unidades são o uretano, que é um grupo químico composto de um grupo específico de átomos – incluindo dois oxigênios, um nitrogênio, um carbono e um hidrogênio – dispostos em uma configuração específica. Tecnicamente, o uretano é só um grupo químico, enquanto o poliuretano é um material que incorpora vários agrupamentos de uretano, de acordo com o Advanced Urethane.

Função

O propósito dos uretanos – ou, mais especificamente, poliuretanos – é ajudar a criar materiais, usados em várias aplicações domésticas e comerciais, que são muito mais fortes que seus componentes de base. Especificamente, os poliuretanos são usados na criação de produtos ultra-duráveis, que podem se adaptar a uma gama de circunstâncias, como extremos de calor e frio. Por ser uma mistura química de uretanos e outros componentes, os poliuretanos podem ser adaptados a quase qualquer situação.

Uso

Os produtos de poliuretano são usados literalmente em milhares de aplicações. O poliuretano pode ser usado em produtos de espuma de baixa densidade como estofamento e acolchoamento de bancos de automóveis ou elastômeros usados em amortecimento de sapatos. Ele também pode ser usado para vedações e juntas, e para ajudar a formar plásticos endurecidos, que são mais duráveis que o plástico comum ou a borracha sintética. Em casa, o poliuretano é mais comumente encontrado no verniz para pisos de madeira de lei, armários e outras superfícies de madeira, porque ele cria um revestimento resistente sobre a madeira para protegê-la de arranhões e umidade.

Equívocos

Não há muita diferença entre um produto de uretano e um de poliuretano. Enquanto a estrutura química geral dos produtos pode variar dependendo de sua aplicação – em acolchoamento, plásticos, verniz ou outra das milhares de opções – todos eles contém uretano. O termo "poli" simplesmente significa que há vários uretanos em um produto, e apareceu no passado devido ao fato de que o grupo químico principal dentro dos polímeros era o uretano. O termo "poliuretano" pode causar confusão, pois ele basicamente significa nada mais que um grupo químico que possui um grupo de uretanos dentro dele, mas pode diferir em termos de propriedades específicas.

Durabilidade

A maior diferença nos produtos de poliuretano e uretano está no número de uretanos dentro do produto em si. O poliuretano é criado a nível intermolecular, e o velho ditado sobre uma corrente ser forte por causa de suas várias ligações é verdade aqui. Resumidamente, os poliuretanos são muito mais duráveis e podem ser moldados em uma variedade maior de aplicações do que o uretano, levando a produtos mais fortes, resistentes e duradouros, dependendo de quantos uretanos são adicionados e de quais produtos específicos o fabricante precisa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article