on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Diferenças de personalidade entre gatos machos e fêmeas

Atualizado em 17 abril, 2017

A típica pergunta feita por quem está pensando em ter um gato como animal de estimação envolve seu gênero: Devo ter um macho ou uma fêmea? A suposição é que os gatos machos e fêmeas são diferentes. A maioria dos donos de gatos concordam que há uma diferença. No entanto, alguns pensam que as diferenças são triviais. O que todos concordam é que a castração é a questão mais importante a considerar. Um gato que não tenha sido esterilizado ou castrado terá hábitos indesejáveis ou uma personalidade irritante.

Macho ou fêmea: o gênero do gato pode ter influência em seu comportamento (Getty Images)

Gatos não esterilizados e não castrados

As diferenças de personalidade entre gatos machos e fêmeas são mais aparentes antes deles serem esterilizados ou castrados. Os machos terão uma tendência a serem agressivos e vagarem pelas ruas. Eles podem ficar sumidos por horas, ou até mesmo dias. O território deles deve ser protegido tanto dentro quanto fora. Isso fará com que eles queiram marcar território com urina. Eles também são mais propensos a brigas. As fêmeas entrarão no cio. O desejo de cruzar fará com que elas emitam ruídos irritantes e girem estranhamente seus corpos. Elas também podem fugir para acasalar.

Loading...
Gato passeando fora de casa (gestock/iStock/Getty Images)

Diferenças entre machos e fêmeas

Não há um consenso geral entre os donos de gatos de que machos e fêmeas, após a esterilização ou castração, demonstrem diferentes personalidades, apesar de as diferenças serem mais sutis do que aqueles que ainda não passaram por esses processos. Os donos de gatos geralmente descreverão os machos como mais afetuosos e extrovertidos. As fêmeas são definidas como mais distantes e independentes. Um gato macho pode ser a melhor opção se você deseja um animal que lhe faça companhia. Outros donos argumentam que a raça, mais do que o gênero, é o que mais determina a personalidade do gato.

Dono fazendo carinho em seu gato macho (Boris Katsman/iStock/Getty Images)

Expectativas sobre personalidade

A correlação entre sexo e personalidade ainda não é uma ciência perfeita, seja em relação à compreensão da personalidade do gato ou das personalidades humanas. As experiências passadas de algumas pessoas com gatos, ou a forma como eles foram educados para pensar sobre os gatos pode ser um fator que influencie como ela identifica diferenças de personalidade entre machos e fêmeas, e ajuda a explicar porque há desacordo entre os donos de gatos sobre a importância da distinção.

Gatinho no tapete (aimy27feb/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...