Diferenças na pressão sanguínea entre os braços esquerdo e direito

Escrito por kira jaines | Traduzido por lean pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças na pressão sanguínea entre os braços esquerdo e direito
A pressão sanguínea lhe ajuda a conhecer melhor sua saúde (blood pressure image by Ivonne Wierink from Fotolia.com)

À medida que seu coração bombeia sangue a todo o corpo, a pressão aumenta nas paredes de seus vasos sanguíneos, especialmente nas artérias. Sua pressão sanguínea é a medida da força que o sangue exerce sobre os vasos. Se você tiver uma boa saúde, o coração bombeará o sangue a todas as células do corpo sem causar nenhum desgaste indevido aos vasos. A pressão sanguínea é comumente medida no braço direito ou esquerdo, e uma pressão normal está abaixo ou até 120 por 80 mmHg (milímetros de mercúrio).

Outras pessoas estão lendo

Entendendo os números

A pressão sistólica mede a pressão do momento em que seu coração se contrai, enviando sangue através do sistema circulatório. Esta equivale ao número mais alto na medida. A pressão diastólica, por sua vez, mede a pressão do relaxamento do coração, representada pelo número mais baixo. A pressão sanguínea flutua a cada dia por uma variedade de razões: hora do dia, nível de atividade, estresse, idade e condição física, dentre outros. Entretanto, uma pressão alta (hipertensão) requer mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, medicamentos para abaixar a pressão sanguínea e impedir que os vasos sanguíneos sejam danificados.

Diferença de pressão entre os braços

Há uma variação normal entre a pressão de ambos os braços. Normalmente, ela representa menos de 10 mmHg, de acordo com a American Heart Association, e é necessário buscar atenção médica no caso de ser consideravelmente maior. Um aumento pode indicar uma condição adjacente, como a doença arterial coronariana (DAC), o estreitamento das artérias que carregam o sangue a partir do coração ou uma doença arterial periférica (DAP), que é o estreitamento de outros vasos sanguíneos que não carregam sangue diretamente a partir do coração.

De qual braço tomar a medida?

Como há diferença de pressão entre os dois braços, medir a ambos comumente é importante para prevenir um diagnóstico precoce de hipertensão. Então, de acordo com a American Heart Association, o braço com a medida mais alta deve ser usado para determinar a presença real da hipertensão. Quando se monitora essa patologia, o médico provavelmente usará o braço com o valor mais alto como um guia na tomada de decisões. Quando se monitora uma alta pressão em casa, você também deverá tomar o valor mais alto como base.

DAP e DAC

Em um estudo japonês de 2007, foram avaliados 386 pacientes com suspeita de DAC, 63% dos quais com uma diferença de pressão entre ambos os braços apresentavam a patologia. Um estudo das Instituições Médicas Johns Hopkins de 1991 descobriu que uma significativa diferença de pressão entre os braços é, com frequência, um sintoma de DAP. O estudo encontrou uma maior "incidência e magnitude" de diferença na pressão sanguínea dos braços direito e esquerdo na DAP que na DAC. Interessantemente, o estudo descobriu que nenhum braço tinha uma pressão consistentemente mais alta.

Fatores de risco

Enquanto a pressão sanguínea entre os braços pode ser um indicador de uma condição circulatória adjacente, há outros fatores de risco que podem indicar DAP ou DAC. Estes incluem o hábito de fumar, colesterol alto, obesidade, diabetes, hipertensão e sedentarismo. Deixar de fumar, controlar a diabetes e a pressão alta, alimentar-se de forma saudável e exercitar-se ajudam na prevenção das patologias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível