Diferenças nos tecidos de vestidos de noiva

Escrito por rebekah brooks | Traduzido por elen canto
Diferenças nos tecidos de vestidos de noiva
Tecidos nobres são usados para fazer de tudo, desde vestidos de festa até almofadas de aliança (Creatas/Creatas/Getty Images)

Os tecidos de vestido de noiva são luxuosos e podem ser usados em outras ocasiões formais ou elegantes além do casamento, mas, na maioria das vezes, estes tecidos são usados ​​para vestidos de noiva, de madrinhas e também em certos acessórios, como véus e luvas. Esses tecidos, em geral, são feitos a partir de fibras caras e de alta qualidade, que incluem seda, cetim, tafetá e linho. O tecido do vestido de noiva depende do estilo individual do traje, da época e do grau de formalidade.

Seda

A origem da seda remonta a 2600 a.C. na China, e este tecido de luxo é feito por bichos-da-seda, que produzem filamentos dentro de casulo. Depois de serem colhidos, os casulos são amaciados, de modo que os filamentos de seda possam ser desenrolados. Essas fibras de seda fazem não só a seda, mas também belos tecidos, como crepe Georgette, voile e organza. Este rico tecido é valorizado por sua capacidade de drapeados, bem como seu toque maravilhosamente suave e leve. Ele possui uma grande variedade de cores e é transformado em seda dupioni, shantung e seda crua.

Diferenças nos tecidos de vestidos de noiva
A seda está entre os mais valiosos tecidos naturais e é apreciado por seu toque luxuoso (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Linho

O linho é feito de uma fibra natural, que então é centrifugada das fibras de celulose no junco da planta de linho. O linho é leve e respirável, e é usado principalmente em trajes de verão e vestidos de noiva informais. Tem uma aparência leve, é fresco no calor, além de ser mais encorpado, resistente e ter um melhor caimento que o algodão. Por causa de sua capacidade de absorver a umidade facilmente, é fácil de tingir e de lavar, embora a sua baixa elasticidade torne-o propenso a rugas.

Diferenças nos tecidos de vestidos de noiva
Vestidos de noiva de linho dão um charme romântico típico do século 19 (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Cetim

Cetim é um tecido tradicionalmente feito de seda, embora haja versões mais baratas, normalmente feitas de poliéster e fibras sintéticas. Este tecido liso e brilhante é bastante usado em vestidos, forros, fitas, acessórios, almofadas de alianças e acabamentos. Ele é conhecido por seu brilho, mas alguns tipos de cetim são feitos com acabamento fosco. É encontrado em diversas cores e pesos. Acabamentos de cetim incluem o crepe cetim e o cetim dupla face.

Diferenças nos tecidos de vestidos de noiva
O cetim é feito de seda, mas também pode ser sintético, e é bastante usado em trajes de casamento (Jenny Acheson/Stockbyte/Getty Images)

Renda

A renda é um tecido bonito e decorativo, quase sempre feito de algodão, linho, nylon ou rayon. Ela geralmente é feita em máquinas, embora seja originada das rendas feitas à mão, e seu surgimento remonta a séculos atrás. A renda tende a ser transparente e é tecida com um padrão em teias que acrescenta um toque feminino à roupa. Ela é mais usada como arremate, como sobreposição a um tecido liso ou como acabamento em mangas e decotes. Devido à sua trama delicada, a renda não é durável e rasga com facilidade. Os tipos de rendas incluem Chantilly, Alençon ou Breton.

Diferenças nos tecidos de vestidos de noiva
A renda acrescenta um toque delicado aos acessórios ou ao vestido de noiva (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tafetá

O tafetá é um tecido fresco com acabamento fosco. É um tecido liso e suave, feito, na maioria das vezes, de fibras de seda, embora também seja feito de poliéster e outras fibras sintéticas, e costuma ser mais barato do que a seda regular. Há um tipo de tafetá mais rígido usado para fazer vestidos, laços e trajes formais, e um tipo mais leve, que é bastante usado em forros.

Diferenças nos tecidos de vestidos de noiva
A textura firme e fosca do tafetá é ideal para um traje de noiva durante estações mais frescas (George Marks/Retrofile/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível