Diferenças: VGA e RGB

Escrito por richard asmus | Traduzido por alexandre amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças: VGA e RGB
Sinais de video para a TV e monitores de computador enviam informações em vermelho, verde e azul (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Os termos "Ordem de gráficos de video" (VGA) e "Vermelho, verde e azul" (RGB) descrevem classificações gerais comumente usadas de formatos de sinais de video. Como os dois termos possuem significados diferentes de seu uso comum, entretanto, nenhum deles descreve um sinal específico em uma categoria que possa ser diretamente comparada com o outro. Um olhar mais atento nos termos técnicos e seus usos comuns pode ajudar a esclarecer tudo.

Outras pessoas estão lendo

Sinais de video

Um sinal de video possui componentes para cor e sincronização. Videos de qualidade mais alta mantém os sinais de cor separados, mas alguns formatos combinam a sincronização com a cor verde para reduzir o número de fios necessários para fazer uma conexão da fonte do sinal até o monitor. Sinais VGA e RGB mantém a informação de cor separadas, mas usam formas diferentes de envio de outras informações. Manter todos os sinais separados cria um video mais puro.

Ordem de gráficos de video

VGA usa um cabo com um conector trapezoidal de 15 pinos para enviar informação a um monitor. Eles incluem três para as cores vermelho, verde e azul, dois para a sincronização vertical e horizontal e quatro sinais de identificação do monitor de volta para a fonte. O termo VGA define tecnicamente apenas a versão original com 640 x 480 pixels de resolução. Versões posteriores aumentaram a resolução para estágios até um máximo de 3840 x 2400 pixels. Versões de resolução mais altas usam outas letras ou combinações ao invés do "V", mas todas usam "GA" no final e são referidas como VGA no final.

Vermelho, verde e azul

Videos em RGB tecnicamente definem um formato específico que leva três sinais de cor por meio de cabos coaxiais codificados com as cores vermelho, verde e azul. O termo foi usado originalmente nesse formato apenas em esferas profissionais. As vezes, é chamado RGsB, porque os sinais de sincronização viajam com a cor verde. Para aumentar a confusão, outro formato chamado componente de video usa o mesmo arranjo de sinais para sistemas de entretenimento em casa, mas nunca é referido como RGB. Outros dois formatos de RGB -- RGBS e RGBHV -- enviam sinais de sincronização em cabos adicionais. O número de letras nesses nomas é igual ao número de cabos necessários.

Variações do RGB

O RGBS adiciona um quarto cabo para carregar os sinais de sincronização horizontal e vertical (S) combinados, ao invés de enviá-los com o verde. O RGBHV adiciona um quinto cabo para separar os sinais de sincronização horizontais (H) e verticais (V) ao invés de enviá-los juntos. As comparações de qualidade entre o RGBHV e o VGA dependem dos níveis de resolução, mas ambos possuem uma qualidade geral maior do que as duas combinações de RGB. Fabricantes de videogames as vezes fornecem cabos especiais com seus produtos que carregam audio juntamente com o VGA ou um dos sinais RGB, e geralmente os classificam como cabos RGB, independente do formato exato.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível