on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como diferenciar uma boa sela de uma sela ruim

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Depois do próprio cavalo, a sela é o investimento mais importante que você vai fazer. Uma sela de couro é um investimento caro, mas uma sela de boa qualidade vai durar por muitos anos. Uma de má qualidade vai estragar mais rapidamente. A sela barata que não se encaixa no cavalo pode causar ferimentos nas costas ao longo do tempo. Os cavalos muitas vezes mostram o seu desconforto com uma sela por problemas de comportamento, como empacando, andando para trás ou recusando saltos.

Instruções

Uma sela de qualidade é prazerosa de montar, para o cavaleiro e para o cavalo (western saddle image by Wimbledon from Fotolia.com)
  1. Sinta o couro da sela. A sela de boa qualidade terá um couro maleável, espesso, sem rasgos ou fendas. Selas baratas possuem couro duro e fino que racha sob pressão. Evite selas que usam imitação de couro. Esta é uma área onde você precisa do material original.

    Loading...
  2. Carregue a sela. A sela de boa qualidade vai ser pesada demais para seu tamanho. Couro e materiais de alta qualidade são pesados. Se a sela parece muito leve, escolha uma sela diferente.

  3. Examine a armação da sela. Em uma sela de qualidade, ela é feita de madeira maciça, ou madeira e metal. As selas baratas usam a madeira mais fraca e gesso ou até mesmo espuma mergulhada em fibra de vidro.

  4. Inspecione a parte inferior da sela. Há uma almofada de pele de carneiro na parte inferior que protege o dorso do cavalo do atrito. A lã deve ser suave ao toque e grossa o suficiente para resistir ao desgaste.

  5. Arranhe a superfície da sela em um local discreto com a unha. A sela de qualidade terá corante que vai fundo no couro. Se a pele muda de cor quando você a arranhar, não compre a sela.

  6. Pesquise o fabricante da sela. Várias pequenas empresas fazem selas personalizadas, mas as empresas maiores têm reputações. Certifique-se que a empresa que fez a sela tem uma boa reputação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...