Como diferenciar a caspa do couro cabeludo resscado

Escrito por susan revermann Google | Traduzido por ricardo schweitzer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como diferenciar a caspa do couro cabeludo resscado
Mantenha seu couro cabeludo livre de problemas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Pessoas que possuem couro cabeludo seco, sempre coçando e soltando pequenos pedaços de pele podem ter dificuldades de diferenciar esse problema da caspa. A caspa, variedade mais comum da dermatite seborreica, afeta de 45 a 50% da população mundial, enquanto o couro cabeludo ressecado é considerado raro. Existem alguns fatores que diferenciam essas duas condições desagradáveis, e uma pessoa que sofra de qualquer uma das duas doenças pode tratar e tomar precauções para diminuir a ocorrência e gravidade dos sintomas.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Considere a origem das duas condições. O couro cabeludo, como qualquer outra célula cutânea, renova suas células naturalmente aproximadamente a cada mês, produzindo células novas sob as antigas, lentamente fazendo a substituição das células antigas pelas novas. A caspa ocorre quando um fungo naturalmente presente no couro cabeludo trabalha em excesso e faz com que células novas sejam produzidas mais rapidamente, sem deixar as anteriores serem liberadas naturalmente. O fungo absorve os ácidos gordurosos do sebo, secando-o e produzindo ácido sobre o couro cabeludo, causando irritação e coceira. O couro cabeludo seco geralmente é causado pela utilização em excesso de produtos químicos no cabelo, mudanças de temperatura ou uma dieta inadequada.

  2. 2

    Verifique o tamanho dos flocos. O couro cabeludo ressecado larga pequenos flocos, pois a pele está sendo liberada lentamente. Já a caspa libera pedaços maiores, devido ao excesso de produção de células novas empurrando grandes blocos de célula para fora do couro cabeludo.

  3. 3

    Verifique a cor dos fragmentos. O couro cabeludo ressecado libera pedaços transparentes que você mal consegue identificar, já que são células cutâneas secas e descascadas. A caspa produz flocos brancos ou amarelos por causa do fungo hiperativo.

  4. 4

    Verifique a consistência dos fragmentos. O couro cabeludo ressecado produz flocos secos, enquanto os da caspa são levemente engordurados e acompanhados por odor, já que é resultado de uma infecção causada por fungos.

Dicas & Advertências

  • Se existe vermelhidão extrema, coceira, sangramento ou secreção de fluidos nas feridas causadas pela coceira, consulte seu médico.
  • Faça o tratamento do couro cabeludo ressecado com condicionadores de ação profunda, hidrate e massageie para estimular o fluxo sanguíneo e de oxigênio na área, enrole uma toalha úmida e quente ao redor de sua cabeça ou utilize produtos específicos para o tratamento do ressecamento do couro cabeludo ou caspa.
  • Faça o tratamento da caspa com shampoos específicos, sempre enxaguando-os com cuidado para retirar qualquer resto de produto, e apenas use-os quando estiver com os sintomas para prevenir irritação da pele. Tente diminuir o uso de produtos capilares, principalmente os à base de álcool. Nunca compartilhe acessórios utilizados ao arrumar seu cabelo, pois eles podem servir como meio de transferência de bactérias, germes e até da própria caspa. Coma frutas frescas, vegetais verdes e batatas para diminuir a fermentação gástrica e acidez da dieta, que podem piorar a situação. A ingestão das vitaminas A, E, C e selênio também ajudam e dissolver 100mg de aspirina (ácido salicílico) em um copo de água e aplicar no couro cabeludo ajuda a soltar a caspa e diminuir a irritação. Algumas gotas de vinagre de cidra depois da aplicação do shampoo também ajudam a eliminar o excesso de calcário da água. Evite shampoos que alisem ou energizem o cabelo, pois apenas pioram a situação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível