Mais
×

Como diferenciar as moedas de prata das de níquel

Atualizado em 17 abril, 2017

Por muitos séculos, desde a Grécia clássica, a prata foi um metal fundamental na cunhagem de moedas. Em meados da Segunda Guerra Mundial, no entanto, a crescente escassez e valor desse metal precioso tornou seu uso inviável. Desde então, a maioria das moedas que parecem prata, na verdade, foram feitas de um material conhecido como cuproníquel — uma camada externa de níquel em volta de uma base de cobre. Saber a diferença entre a prata e o níquel requer muita atenção aos detalhes, mas é possível.

Instruções

O peso e padrões de sinais de desgaste podem revelar se uma moeda é de prata ou de alguma forma de níquel (Adam Gault/Photodisc/Getty Images)
  1. Esfregue o polegar sobre uma parte suja da moeda. Se ela for feita de prata, uma parte da sujeira deve passar para a sua pele, já que a prata oxida em contato com o ar, criando um resíduo preto que é facilmente removido. O níquel mancha de uma maneira diferente; a sujeira ou descoloração fica impregnada.

  2. Inspecione os desgastes na moeda sob uma lupa. Devido a prata ser um metal maleável, qualquer desgaste aparecerá como uma indefinição em detalhes como cabelo, características faciais e as bordas de qualquer inscrição. Em contraste, uma moeda de níquel ou cuproníquel usada terá uma aparência esburacada.

  3. Encontre uma moeda moderna de tamanho semelhante ao que você está examinando, considerando que a moeda moderna é muito provavelmente feita de um metal comum. Compare os pesos das duas moedas em sua mão. A prata é mais pesada do que o níquel e a maioria dos outros metais. Se ambas as moedas parecerem ter o mesmo peso, então elas provavelmente são feitas de um metal básico — ou seja, níquel, cobre ou uma combinação dos dois. Se a moeda que está sendo examinada for muito mais pesada, então é quase certo que seja de prata. Com moedas muito pequenas, você pode precisar de uma balança para realizar o teste; mas com uma moeda maior, a diferença deve ser óbvia.

  4. Verifique se a moeda exibe uma data. Se a data for anterior à Segunda Guerra Mundial, então, você pode presumir que que ela seja de prata, a menos que os passos anteriores sugiram o contrário. Se a data é pós-Segunda Guerra Mundial, é provável que a moeda seja de níquel, a menos que as evidências sugiram o contrário. Essa não é uma regra rígida, mas um guia útil quando em campo.

O que você precisa

  • Lupa de joalheiro
  • Balança
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article