Mais
×

Como diferenciar pérolas verdadeiras de pérolas falsas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como é possível saber se determinadas pérolas foram feitas em uma fábrica ou por uma ostra? Isso é algo importante caso deseje comprar pérolas como um presente de aniversário ou queira apenas ser um negociante respeitável. Um joalheiro certificado poderá ajudá-lo nesses assuntos, mas existem algumas etapas que qualquer pessoa pode seguir para saber se uma pérola é verdadeira ou falsa.

Instruções

Saiba diferenciar as pérolas verdadeiras das pérolas falsas
  1. Esfregue a pérola contra os seus dentes. As pérolas verdadeiras são supostamente mais ásperas, enquanto as falsas são mais suaves. Esse não é o método mais confiável, pois é possível encontrar pérolas verdadeiras suaves e pérolas falsas ásperas.

  2. Segure a pérola contra a luz do sol ou uma luz artificial forte. Procure por variações na cor e tonalidade. Se a pérola apresentar cor e tonalidade perfeitas, provavelmente ela é falsa.

  3. Observe a pérola usando uma lente de aumento. Será possível ver as saliências e irregularidades em uma pérola real. As pérolas falsas são suaves e granuladas.

  4. Verifique o peso da pérola. As pérolas reais são normalmente mais pesadas do que as falsas.

  5. Verifique a temperatura da pérola. As pérolas feitas de resina e plástico são normalmente mais quentes ao primeiro contato. As pérolas de vidro demoram mais tempo para esquentarem em contato com as mãos, quando comparadas com as verdadeiras.

  6. Verifique as perfurações. As pérolas verdadeiras possuem as menores perfurações possíveis para manter o valor. As pérolas falsas geralmente possuem furos maiores. A superfície da pérola ou madrepérola falsa geralmente irá descascar ao redor das perfurações.

  7. Verifique a forma da pérola. Se ela for uma esfera perfeita, provavelmente é falsa.

Dicas

  • Leve as pérolas para um profissional certificado. Não confie apenas no vendedor da joalheria.
  • É possível partir a pérola para ver o seu interior. As pérolas verdadeiras possuem várias camadas de madrepérola, enquanto as falsas, possuem uma ou duas camadas ao redor do núcleo. Esse não é um método recomendado, pois a pérola será destruída.
  • Nenhuma dessas etapas poderá diferenciar uma pérola verdadeira de uma falsa de maneira definitiva. Sempre existem exceções, como as pérolas verdadeiras que foram arredondadas e polidas para ganharem mais valor.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article