×
Loading ...

Como diferenciar um pintinho macho de uma fêmea

Atualizado em 21 novembro, 2016

Se você deseja uma garantia que apenas frangas (pintinhos fêmea) estarão no seu pedido do incubatório, é melhor ficar com uma linhagem de galinha que tenha um código genético que faça a sexagem fácil. Embora os incubatórios contratem funcionários para fazer a sexagem de todas as raças, as chances são que você vai acabar recebendo um macho (frangote) para cada dez fêmeas que pedir. Se estiver pensando em fazer a sexagem dos seus pintinhos recém eclodidos você mesmo, talvez precise esperar várias semanas antes de saber com certeza quais serão galos e quais serão galinhas. Diferenciar um pintinho macho de uma fêmea não é uma tarefa fácil.

Instruções

Diferenciar um pintinho macho de uma fêmea não é fácil (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  1. Aprenda a sexagem pela cloaca para os seus pintinhos de um dia. Essa é a arte de determinar o sexo virando o pintinho de cabeça para baixo para verificar lá em baixo os sinais iniciais da genitália masculina na cloaca do pintinho. Essa técnica é usada em incubatórios que possuem profissionais treinados para fazer essa sexagem. Um profissional de sexagem foi treinado para reconhecer as inúmeras aparências da cloaca de um pintinho de um dia para diferenciar o pintinho macho da fêmea -- normalmente de aparência muito similar. Como um profissional tem 95% de acurácia, se você fosse aprender o básico, pode esperar algo em torno de 70% de acerto na melhor das hipóteses.

    Loading...
  2. Determine se os seus pintinhos com herança ligada ao sexo são machos ou fêmeas pela sua cor e marcas. Ao comprar (ou reproduzir) pintinhos com uma herança ligada ao sexo, você pode facil e corretamente determinar o sexo deles. Esses pintinhos são resultado de um ccruzamento de galinhas reprodutoras que possuem genes específicos para padrões de ores nos machos e nas fêmeas. Um pintinho fêmea preto com herança ligada ao sexo é completamente preta, enquanto o macho vai ter marcas brancas na cabeça. Uma pintinha vermelha com herança ligada ao sexo vai ser vermelha, enquanto o macho será branco.

  3. Verifique o formato das penas dos seus pintinhos jovens para uma prova do seu sexo. Novamente, um traço genético deve estar presente para essa sexagem ser acurada. Presumindo que o seu pintinho tenha esse traço, as penas primárias do macho serão mais longas que as da fêmea. A maioria das galinhas não são reproduzidas para terem esse traço genético.

  4. Observe o crescimento do seu pintinho para determinar o sexo dele. Existem regras gerais de desenvolvimento. Os pintinhos fêmea vão desenvolver penas nas asas e cauda mais cedo do que os machos. Os machos apresentarão uma crista mais pronunciada e vermelha por volta de seis semanas. Os pintinhos machos também vão desenvolver penas mais compridas e pontudas no pescoço -- as penas hackle. A fêmea vai desenvolver penas mais arredondadas. Um pintinho macho vai ser naturalmente mais agressivo e não se assustará facilmente. Ele vai ser maior do que a fêmea e terá uma cabeça maior e mais angular. Os pintinhos machos também desenvolvem pernas mais longas e uma espora.

  5. Escute o seu galo jovem praticar o seu canto. Esse é um sinal inevitável que você tem um macho no seu bando. Um macho jovem vai começar a praticar o seu canto, soando um pouco estranho no começo, à medida que ele vai aprendendo o seu conhecido chamado.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...