Mais
×

Como diferenciar um pintura original de uma impressão ou litografia?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Durante séculos, os artistas encontraram maneiras únicas para produzir obras originais, litografias e gravuras. A litografia é o processo de criação de um modelo para uma obra – normalmente usando uma grande pedra lisa – que será reproduzida em grande volume e aos poucos foi substituída com o advento da tecnologia de impressão moderna. As impressões são simplesmente uma reprodução de uma obra original, normalmente com o uso de fotografias ou transferência de Mylar. Distinguir a diferença entre uma pintura original e uma impressão ou litografia pode ser difícil para o olho destreinado mas, aprendendo a reconhecer alguns sinais reveladores sobre a peça, você pode facilmente notar a diferença.

Instruções

Pintura original, impressão ou litografia? (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Olhe para a pintura de perto e observe se há alguma textura de pintura em evidência. Uma pincelada deixará uma espessura de tinta na tela para obras de óleo e acrílico, enquanto uma pintura em aquarela deixará uma impressão no papel. Use uma lupa para ver qualquer evidência de textura. Isso revelará que a pintura é um trabalho original.

    Procure atentamente por textura de tinta (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  2. Use uma lupa para observar atentamente a superfície da pintura. Procure por sinais óbvios de impressão, como linhas paralelas ou uma matriz de pontos. Se forem visíveis, então você tem uma impressão feita com jato de tinta ou laser. A distância, a cor parecerá fluir mas, de perto, você poderá ver a evidência da impressão.

    Use uma lupa para observar atentamente a superfície de uma pintura (volkanerbilir/iStock/Getty Images)
  3. Olhe a parte de trás da pintura e localize qualquer etiqueta que indique se a pintura é uma litografia, série de impressões ou edição. Muitas vezes, estas etiquetas são colocadas na parte de trás de uma pintura durante a moldação. Algumas etiquetas ficam escondidas sob um envoltório de papel pardo que é fixado na parte de trás da pintura. Retire o papel com cuidado, se for o caso, para localizar a etiqueta.

    Procure na parte traseira da pintura (Bozena_Fulawka/iStock/Getty Images)
  4. Procure por quaisquer símbolos de direitos autorais ou evidência de série de impressões. Muitas vezes, se o trabalho for uma impressão original ou uma série de impressões, o artista terá uma assinatura e um número, como 2/30. Isto indica que o trabalho é a segunda impressão ou litografia original de uma série de 30.

    Procure por símbolos de direitos autorais ou evidências de uma série de impressões (OttoKrause/iStock/Getty Images)
  5. Verifique do que a obra é feito. Muitas vezes, impressões ou litografias são feitas em papel estoque duro ou papelão e definitivamente não são pinturas originais.

    Verifique do que a obra é feita (JackF/iStock/Getty Images)

Dicas

  • Contate o artista se houver um número ou site na peça. Ele poderá dizer exatamente o que você tem e, possivelmente, seu valor.

O que você precisa

  • Lupa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article