×
Loading ...

Como diferenciar robalos machos de fêmeas

Atualizado em 23 março, 2017

Determinar o sexo dos peixes pode ser uma tarefa muito complicada. Enquanto alguns podem ser facilmente identificados como machos ou fêmeas, distinguir outros é quase impossível, sem abri-los para examinar os órgão reprodutores. Robalo é um nome compartilhado por diferentes espécies de peixes com barbatanas afiadas, que pertencem às famílias Serranidae e Centrarchidae. Existem diversos métodos para determinar o sexo deles simplesmente através da observação física.

Instruções

Determinar o sexo dos peixes pode ser uma tarefa muito complicada (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)
  1. Observe os peixes durante a primavera, pois essa é a época de reprodução e as fêmeas adultas de robalo podem ser facilmente identificadas por seus abdomens inchados ou afundados. Eles estarão inchados, se estiverem cheios de ovos, e afundados, se elas tiverem botado-os recentemente.

    Loading...
  2. Determine o sexo de robalos grandes (de 35 a 38 cm ou maiores) examinando a área ao redor de sua abertura urogenital. Ela fica localizada na face inferior traseira do peixe. As fêmeas possuem uma área circular sem escamas ao redor da abertura urogenital, enquanto que o local sem escamas do macho será mais oblongo.

  3. Massageie o abdômen do peixe, movendo seus dedos a partir do meio de suas costas, em direção à abertura urogenital, empregando uma pressão suave. Se esperma de peixe for expelido, então o espécime é macho. Se isso não ocorrer, então o peixe é provavelmente uma fêmea, porém não se pode afirmar com tanta certeza.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...