Diferentes cores de argamassa

Escrito por trevor talley | Traduzido por alexandre amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferentes cores de argamassa
Argamassa é o material usado para incorporar ladrilhos em projetos para a casa, entre outros usos (Boden image by Milosz Bartoszczuk from Fotolia.com)

Quando você usar argamassa em um projeto para a sua casa, a cor é uma das decisões mais importantes que você vai tomar. A cor da sua argamassa pode afetar o visual geral do seu projeto e da sua casa. Devido a variedade de projetos que usam argamassa, existe também uma série de cores disponíveis para a sua argamassa inicial, assim como algumas opções de cores para mudar a cor da argamassa quando ela secar.

Outras pessoas estão lendo

Cores pré-misturadas de argamassa

A argamassa vem em uma variedade de cores pré-misturadas para satisfazer as necessidades mais comuns dos usuários. Essas podem variar do branco puro ao preto, passando por tons de marrom e cinza. A maioria dos produtores oferecem cores fora dessa escala, como o verde-chá da Mapei, ou os verdes e vermelhos da Super-Tek. Quando escolher uma cor pré-misturada, é importante se certificar de como será a aparência da cor quando ela secar em contraste a como a cor de quando ela está molhada; pois ela muda durante a secagem. Argamassas são facilmente acessíveis e fáceis de usar, mas não oferecem a especificidade das cores que outros métodos oferecem.

Misturando a sua própria cor de argamassa

Quando estiver trabalhando em um projeto que exija uma cor mais específica, você pode misturar a sua própria cor de argamassa. Isso é possível se comprar argamassa de cores pré-misturadas e adicionando tintura para argamassa. Essas tinturas normalmente vem em tons de marrom, cinzas e preto, azul e verde, apesar de que outras cores podem ser encontradas. As tinturas normalmente são pós ou líquidos que se misturam diretamente com a argamassa que você já tem, seja ela líquida ou sólida. Misturar argamassa funciona mais ou menos como misturar tinta, aonde a quantidade de tintura que você usar vai determinar a cor final. A não ser que você já saiba as medidas necessárias, achar a coloração certa para a sua argamassa vai exigir um processo de tentativa-e-erro, então é melhor adicionar a tintura devagar.

Tinta de argamassa

Assim que a argamassa secar, você não está necessariamente preso a cor. Tal qual a madeira, você pode mudar a cor com tinta, normalmente à base d'água ou a óleo. Você pode aplicar essas tintas em qualquer argamassa, elas foram feitas tanto para mudar o tom em si, como para corrigir partes manchadas ou desbotadas. Da mesma forma que a argamassa pré-misturada, essas tintas vêm em tons terrosos, cinzas, azuis e alguns vermelhos. Antes de usar, verifique se a argamassa está seca e limpa.

Mudando a cor de argamassa com limpadores

Ao que a argamassa envelhece, ela muda a sua cor simplesmente ficando suja. Você pode renovar essa cor usando um limpador de argamassa. Composto por alvejante base, ele remove a poeira e lodo sem mudar as cores originais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível