Alimentação

Diferentes cortes para carne de peixe

Escrito por cheryl a. beller | Traduzido por andre trapani possignolo
Diferentes cortes para carne de peixe

Uma grande variedade de peixes está disponível em um grande número de cortes diferentes

fishes image by AGITA LEIMANE from Fotolia.com

Várias espécies de peixe se encontram no mercado com uma grande variedade de cortes. Uma parte importante na dieta dos seres humanos, desde muito antes da invenção da agricultura, o peixe tem sido historicamente abundante, barato e relativamente fácil de adquirir e preparar. O oceano possui 1300 quilogramas de peixes comestíveis por acre cúbico, muito além da produção comestível de um acre de solo. Peixes são excelentes fontes de proteínas e ácidos graxos saudáveis.

Outras pessoas estão lendo

Filé

fishes image by AGITA LEIMANE from Fotolia.com

O filé é um corte que remove a pele e os ossos e é fatiado em paralelo à espinha. Um exemplo de filé (da palavra francesa 'fillet') é uma fatia de salmão ou o filé de sole. Além de outras variedades como bacalhau, perca, truta, salmão, robalo, traíra e peixe branco, são normalmente preparados desta maneira. O filé é um dos cortes mais populares por ser fácil de comer, entretanto ainda pode conter alguns pequenos ossos.

Posta

fishes image by AGITA LEIMANE from Fotolia.com

A posta é uma parte mais grossa cortada fazendo a volta no peixe, de forma perpendicular à espinha. A posta geralmente retém parte do osso dorsal. O peixe-espada, o atum e o salmão são geralmente cortados em postas. Geralmente corta-se de 1,3 a 2,5 centímetros de espessura. São retiradas as escamas e a pele da posta, entretanto, na de salmão, geralmente se deixa um pouco de pele.

Supreme

Um corte "supreme" é tirado a partir de uma fatia de peixe cortada de um filé em uma certa inclinação. É considerado o melhor corte para um peixe. Chamado também de pavé, o corte supreme remove todos os espinhos do filé.

Costeleta

Para fazer uma costeleta parte-se de um filé. Um lado do peixe é fatiado a partir da parte atrás da cabeça, por volta da barriga e cortado de forma cônica em direção ao rabo. O processo é repetido do outro lado do peixe, produzindo-se um filé conectado ou duplo.

Limpo

fishes image by AGITA LEIMANE from Fotolia.com

Se desejado, muitos mercados podem limpar um peixe inteiro gratuitamente. Tiram-se as escamas do peixe e removem-se todos os órgãos internos. Pode-se ainda remover as barbatanas a calda e a cabeça para limpá-lo completamente.

Cortes Especiais

fishes image by AGITA LEIMANE from Fotolia.com

Além dos cortes mais comuns de peixe, existem vários cortes especiais usados em certas receitas. Pode-se empanar uma fatia de filé com farinha de trigo, ovo batido e coberto com farinha de rosca. Tronçon é um peixe de corpo achatado como o linguado, sole ou pregado, corte no osso. Paupiette é um filé que é recheado e amarrado. Cravatte é um filé no qual se dá um nó. Delice é um flé que é recheado e dobrado. En-Lorgnette é um filé cortado em duas fatias, deixando-se uma intacta e enrolando a outra. Colére é socado e frito por trás da pele. Olhos, guelras e barbatanas são removidas.

Selecionando o Peixe

A não ser que se congele a carne de congela estraga rapidamente. O peixe fica melhor se estiver fresco, preparado no mesmo dia em que é adquirido. Escolha peixes que tenham cheiro de fresco, como água limpa. Evite peixes que tem um mal cheiro azedo. Ao pressionar a pele do peixe com os dedos, ela deve estar resiliente, não deve deixar uma marca de dedo. Os olhos devem estar com uma cor viva e brilhante, com formato convexo e úmidos no caso de escolher peixes inteiros. Embaixo das barbatanas dorsais as guelras devem estar em um vermelho ou rosa vivo, nunca marrom claro ou cinza. Para peixes congelados de alta qualidade procure por uma indicação de que o peixe foi congelado no mar, estes são congelados rapidamente em temperaturas extremamente baixas, são congelados apenas alguns segundos após serem pegos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media