×
Loading ...

Diferentes estágios na gestação equina

As éguas podem ficar prenhas durante um ano inteiro, embora a gestação normalmente dure 11 meses, e somente nos últimos três ou quatro meses de gravidez o potro aparece e a égua não deve se exercitar ou ser montada. De acordo com "Blessed are the Brood Mares" (M. Phyllis Lose, VMD, 1978), elas podem ser exercitadas normalmente pelos primeiros seis meses.

As éguas podem ficar prenhas durante um ano inteiro (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Dias 1 a 15

Nessa fase, de acordo com o "Horse Owner's Home Veterinary Handbook" (Thomas Gore, DVM, et al; 2008), o potro é chamado de "concepto" e se desloca do útero à parede do útero, crescendo por volta de quatro milímetros por dia. A égua não aparenta nenhuma mudança, mas pode resistir às investidas de um garanhão. Além disso, é muito cedo para qualquer tipo de teste confirmar a gravidez.

Loading...

Dias 16 a 120

Por volta do dia 16, o concepto deve ter se acoplado a uma das paredes do útero e é chamado de feto. O mais cedo possível que uma gravidez pode ser confirmada é depois de 21 dias, quando um veterinário pode sentir o feto e as mudanças na forma do útero por meio de um exame retal. Para se ter certeza absoluta, o profissional ainda pode realizar um ultrassom. A partir de um mês de gravidez, o apetite da égua começa a aumentar e ela se torna um pouco temperamental, enquanto o feto ainda é um pequeno animal sem pelos, pesando um pouco mais de 450 gramas, mas já com cascos e genitália.

Dias 120 a 240

As pernas do potro crescem, ele começa a ganhar peso e as atividades físicas da égua devem ser gradativamente diminuídas. Por volta do dia 100, o pelo começa a crescer ao redor dos lábios do potro e é entre os dias 150 e 180 que as maiores mudanças acontecem, quando o feto quadruplica de peso em apenas um mês. A partir do dia 180, o pescoço se alonga e a crina e cauda começam a crescer.

Dias 241 a 399

As éguas geralmente parem dentro de 365 dias, mas, de acordo com o "Horse Owner's Home Veterinary Handbook", os potros podem nascer saudáveis em gestações de até 399 dias. Além disso, qualquer potro que nasça em menos de 350 dias é dito prematuro e aqueles com menos de 300 dias de gestação normalmente morrem. É nessa fase que a barriga da égua fica enorme e seu apetite aumenta muito, devendo ter sua dieta aumentada em 15%. Por volta do dia 270, o potro já tem crina, cauda e pelo por todo corpo.

24 horas antes do parto

A égua prefere ficar sozinha, longe da companhia de pessoas, cavalos e outros animais. Além disso, suas tetas vão crescer, podem ganhar uma coloração dourada nas pontas e começar a gotejar leite. Por último, se ela perder muito leite, recolha-o, pois ele contem anticorpos valiosos para o potro.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...