×
Loading ...

Os diferentes estilos de lapidação de diamante

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O tipo de lapidação usada em um diamante é um dos fatores mais importantes para definir a maneira como ele brilha. A lapidação determina a quantidade de luz que é refletida para fora da pedra, ou o seu brilho. Há muitos formatos diferentes de diamantes, desde o brilhante tradicional até pedras em forma de coração. Entretanto, há alguns tipos de lapidação de diamantes que tornaram-se mais populares devido ao seu brilho.

Um diamante com lapidação brilhante (engagement ring image by jimcox40 from Fotolia.com)

Brilhante

A lapidação brilhante é a forma mais comum de corte de diamante. Esse estilo é considerado clássico e vem sendo usado em joias há mais de 100 anos. A lapidação brilhante funciona bem em pedras com as mais diversas gradações de cor e clareza porque ela pode esconder eventuais falhas e ainda dar um brilho reluzente.

Loading...

Princesa

O estilo princesa é o segundo mais popular em lapidação de diamantes, atrás apenas do brilhante. O diamante princesa tem geralmente um formato quadrado, embora às vezes possa ter forma retangular. Os diamantes com lapidação princesa de corte tendem a não mostrar claramente a cor amarela da forma mais clara, por isso mesmo uma pedra de grau J ficará linda. No entanto, os cantos de um diamante com lapidação princesa tendem a mostrar mais a cor, e isso deve ser levado em conta no momento da sua escolha.

Esmeralda e Ascher

O diamante com lapidação esmeralda tem formato retangular. Essa técnica resulta em uma pedra bastante diferente das outras porque a parte de baixo do diamante, ou o seu "pavilhão" é cortada com facetas retangulares, dando a ele um visual e formato interessantes. A lapidação esmeralda de corte é ideal para os diamantes claros. Por causa da sua superfície plana, a clareza do diamante ficará em destaque, por isso tenha o cuidado escolher uma pedra sem inclusões. O diamante com lapidação Ascher é semelhante ao esmeralda, exceto por ser cortado na forma quadrada.

Navete

A forma de um diamante navete pode ser comparada com a de um limão siciliano, o que significa que ele é oval com extremidades pontiagudas. Um fator positivo da lapidação navete é que ela faz a pedra parecer maior do que seu peso em quilates. Peças nesse estilo de lapidação também fazem com que os dedos pareçam alongados e finos

Cushion

O estilo de lapidação cushion é clássico e vem sendo utilizado há mais de 100 anos. No entanto, os diamantes cushion não são tão populares quanto os brilhantes. Esse estilo é um ponto médio entre os diamantes com lapidação brilhante e princesa de corte, por serem quadrados e com bordas arredondadas. Os diamantes com lapidação cushion são muito reluzentes e tendem a chamar a atenção para a clareza da peça, caso contrário a escolha não será adequada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...