Diferentes maneiras de alimentar um filhote de cachorro recém-nascido

Escrito por debra lynn | Traduzido por vanessa magela da silva santos
Diferentes maneiras de alimentar um filhote de cachorro recém-nascido
Filhotes recém-nascidos são indefesos e requerem muito cuidado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Se uma cadela que acaba de dar a luz não produz leite o suficiente, morre ou abandona seus filhotes, eles vão precisar se alimentar de uma forma alternativa. Existem vários métodos de alimentação para os filhotes recém-nascidos, e todos eles requerem paciência. Uma das vantagens desse processo é a satisfação de ser capaz de amamentar os filhotes indefesos, proporcionando a eles uma chance de se tornar um cão saudável.

Adotando os filhotes

Se possível, tente conseguir um outro cão para alimentar os filhotes. Passar o leite da mãe adotiva nos filhotes vai deixar o cheiro neles e ajudá-la a aceitá-los. Não deixe-os sozinhos com a mãe adotiva até que ela demonstre de forma clara que os aceitou. Uma vez que ela lamba os filhotes, geralmente é seguro deixá-la sozinha. Se ela não aceitou os filhotes depois de um tempo, leve-os para longe e tente novamente em outra ocasião. Sua persistência muitas vezes é compensada com a aceitação dos filhotes.

Troca de leite

Se você não encontrar uma mãe adotiva, providencie para os filhotes uma outra forma de se alimentar. O leite canino contém quantidades elevadas de gordura, proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, e é altamente digerível. Apesar de não produzirem o leite canino industrialmente, alguns outros leites aproximam-se dele. O melhor é consultar um veterinário antes de escolher uma marca.

É difícil fazer um bom leite substituto para cães em casa. Mesmo quando os suplementos são adicionados ao leite de vaca ou de cabra, podem causar alguns desequilíbrios para os filhotes, como diarreia, desnutrição ou algo pior.

Mamadeira

Você também pode amamentar os filhotes com uma mamadeira. Mamadeiras e bicos de borracha para humanos são normalmente eficazes. Mamadeiras para filhotes de cachorro podem ser encontradas em pet shops.

Alimente os filhotes só enquanto eles não caminham. Depois de inserir suavemente o bico da mamadeira na boca do cachorro, pressione os lados da garrafa para sair o leite. Os filhotes são normalmente fortes, então vão sugá-la até ela esvaziar.

Conta-gotas

Alimente os filhotes pequenos e fracos com um conta-gotas nas primeiras duas semanas de suas vidas. Tenha cuidado com as gotas de leite do conta-gotas, elas devem ser pigadas uma de cada vez na boca do filhote, e espere que ele as engula. Se for dado muito de uma só vez, o líquido será inalado pelos pulmões, podendo levar à pneumonia e até mesmo à morte. Quando os filhotes ficarem mais velhos e fortes, mude para uma mamadeira.

Sonda

Excepcionalmente, filhotes fracos necessitam de alimentação por sonda. Na alimentação por sonda, o alimentador é preenchido com uma quantidade de três a seis ml de de leite colocada em um tubo de infusão. O alimentador, em seguida, remove a agulha do tubo e marca o tubo para mostrar o comprimento da cabeça do cachorro até a sua costela. Depois, de forma muito lenta e cuidadosa, o alimentador enfia o tubo na boca do filhote de cachorro, de modo que o cachorro engula o leite até o ponto marcado no tubo. Depois de verificar para garantir que o tubo não está na traqueia, o alimentador injeta leite diretamente no esôfago do filhote.

Como esse método é extremamente delicado e tem o potencial de prejudicar seriamente o cachorro se feito de forma inadequada, é melhor que alguém experiente no uso de sonda mostre como se faz na primeira vez.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível