on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Diferentes maneiras de cuidar de um cão maltês macho

Atualizado em 17 abril, 2017

Os cães malteses exibem uma beleza alva e qualidades encantadoras. A inteligência e a natureza sociável dessa raça são complementadas por seus pelos longos, brilhantes e brancos, o que torna os malteses uma companhia frequente para amantes de animais de estimação e interessados em shows de cães. Algumas técnicas podem ser utilizadas para cuidar dos pelos de um maltês, com algumas dicas especiais para machos.

Considere a hipótese de manter seu cão maltês belo e limpo com o corte curto de maltês (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

Cuidados básicos

Há algumas técnicas que devem ser utilizadas com todos os cães malteses, qualquer que seja o sexo. Seus pelos brancos, sedosos e com camada única precisam ser penteados a cada dois dias, pelo menos, a fim de evitar que fiquem foscos. À medida que você pentear o cão, umedeça seus pelos com spray condicionador, ao qual você pode acrescentar algumas gotas de óleo capilar para dar brilho. Utilize uma escova para pentear suavemente toda a extensão dos pelos e não apenas as áreas superiores. Use um pente para separar os pelos.

Loading...

Enrolar

Enrolar é uma técnica usada principalmente em malteses que estão sendo preparados para shows de cães. Eles devem ter, no mínimo, dez meses de vida antes de passar por esse processo; até essa idade, seu pelo não é suficientemente comprido para ser enrolado. O processo envolve papel de embrulho de seda ou de padaria, isto é, aquele papel encerado utilizado para manusear massas. Os pelos devem ser divididos e aplica-se spray condicionante em cada parte antes de enrolá-los com o papel, que se fixa no local com a ajuda de pequenos elásticos.

Cortar os pelos

O corte curto de maltês foi criado especialmente para essa raça; por sorte, até mesmo iniciantes podem fazer um bom e atraente trabalho. Alguns instrumentos são necessários para o corte apropriado: tesoura para cães, pente, cortador para cães pequenos e três lâminas (tamanhos 5, 10 e 5/8). A lâmina de tamanho 5 é utilizada para remover os pelos do pescoço, das costas e dos lados do cão. Os pelos do peitoral, da parte inferior e do traseiro são retirados com a lâmina de tamanho 10, enquanto a de tamanho 5/8 apara aqueles em torno do rosto. Além disso, as unhas do cão devem ser mantidas curtas e a pelagem em torno dos pés deve ser cortada de maneira asseada.

Preocupações com um maltês macho

Uma situação com a qual você pode lidar com seu cão maltês macho envolve a urina. Quando um maltês ergue sua perna, sua urina pode respingar, manchando seu pelo de amarelo. Há duas soluções possíveis para essa situação, que são manter os pelos da região cortados ou remover a mancha imediatamente depois que o cão urinar com um pano úmido ou um removedor de mancha de urina.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...