Mais
×

Diferentes maneiras de descrever a experiência profissional

Atualizado em 17 abril, 2017

Quando estiver fazendo o seu currículo, você poderá descrever suas experiência profissionais em uma variedade de maneiras. O mais simples é listar os seus diferentes postos de trabalho em ordem cronológica inversa e resumir os deveres associados a cada posição. Alternativamente, você poderá optar por incluir os destaques de seus sucessos em cada trabalho. Estas duas abordagens são as mais comuns. Outras opções incluem fazer as pessoas de alto nível lhe darem um "testemunho" de cada um de seus postos de trabalho, ou se concentrar em suas qualificações e certificados para demonstrar sua experiência profissional.

Descrever bem a sua experiência profissional poderá fazer você garantir a vaga (Comstock/Comstock/Getty Images)

Tarefas

Liste seus postos de trabalho em ordem cronológica e descreva as suas principais tarefas e responsabilidades de cada trabalho. Por exemplo, um editor de notícias de um jornal semanal poderá escrever: pesquisei e escrevi 10 artigos por semana; supervisionei três notícias fortes; consegui freelancers e fotógrafos. Se o trabalho é mais orientado para o negócio, inclua tarefas orçamentais, e para cargos de gestão, as tarefas que demonstrem habilidades de supervisão. O objetivo é mostrar os futuros empregadores que você tem a capacidade de realizar as tarefas relevantes para o trabalho sem a necessidade de formação adicional ou ajuda.

Realizações

Destaque os principais resultados associados com cada uma de suas posições. Por exemplo, uma mulher de negócios poderá destacar o fato de que ela ajudou a aumentar o volume de negócios da empresa em 10 por cento em um determinado ano. Um vendedor poderá apontar as ofertas específicas que ele fechou. Um jornalista de celebridade poderia listar os principais golpes de entrevista. Faça um backup de cada conquista com fortes evidências, pois alegações exageradas virá sob escrutínio e poderá ir contra a sua aplicação.

Qualificações

Demonstre sua experiência profissional através de seus diplomas, certificados, cursos e associações de institutos especializados. Em cada perfil, vincule a qualificação diretamente com a sua experiência profissional. Por exemplo, um professor poderá vincular um certificado em necessidades educativas especiais com sua promoção a um papel de gestão nesta área. Esta abordagem é melhor para cargos de chefia, em que o requerente tem um monte de diplomas e certificados.

Depoimentos

Em vez de promover as suas experiências profissionais sozinho, peça a seus empregadores anteriores um depoimento, destacando suas habilidades e realizações. Você poderá listar o trabalho, a data e as principais tarefas, juntamente com um depoimento positivo. Se você tiver feito bons trabalhos, seus empregadores deverão ficar felizes de fornecer esse tipo de depoimento. Esta abordagem mostrará um pensamento criativo e uma nova abordagem.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article