Diferentes maneiras de encerrar uma carta de despedida

Escrito por karen lawson | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferentes maneiras de encerrar uma carta de despedida
Componha uma carta de despedida em um local tranquilo e sem distrações (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Escrever e encerrar uma carta de despedida pode ser um desafio, mas mantê-la breve e focada minimiza as oportunidades para potenciais problemas e desentendimentos. Concluir a carta de forma firme encerra as suas ideias e apoia o conteúdo presente nas suas linhas. Faça uma conclusão utilizando um tom neutro, sem oportunidades implícitas para uma reaproximação.

Outras pessoas estão lendo

Os finais dependem dos começos

Componha a conclusão de uma carta de separação baseada na razão para escrevê-la. Você está felicitando um amigo que está se mudando? A sua carta termina uma parceria romântica de longa data? Escreva um breve parágrafo conclusivo específico à natureza do seu relacionamento com o leitor. Verifique com o seu supervisor ou com o departamento de recursos humanos para modelos padrões ou sugestões ao escrever uma carta de despedida a um colega de trabalho.

Diferentes maneiras de encerrar uma carta de despedida
Concluir uma carta de despedida para um amigo requer uma linguagem diferente do que para um colega de trabalho (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Brevidade é melhor

Foque em se despedir. Evite concluir uma carta de separação com distrações que possam levantar falsas esperanças ou obscurecer o fato de que a sua carta está dizendo adeus. Utilize um tom neutro, evite gírias ou a utilização de palavras específicas ao seu relacionamento, como apelidos: "Nós compartilhamos nove anos como melhores amigos. Desejo-lhe tudo de bom enquanto avançamos em sentidos diferentes".

Componha uma conclusão desejando felicidades ao destinatário e agradecendo-o pelos seus momentos juntos, se for o caso. Conclua uma carta de despedida de negócios de uma forma semelhante, mas enfatize o valor da pessoa para a companhia: "Obrigado pelos seus seis anos de administração de projetos e competência de liderança".

Diferentes maneiras de encerrar uma carta de despedida
Controlar as emoções previne consequências embaraçosas e remorsos (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Evite comentários maldosos

Anule tentações de se envolver em uma escrita furiosa ou emocional. Anuncie o fim de uma maneira neutra e cortês. Não use palavrões ou palavras indelicadas e impulsivas. O seu objetivo é concluir um relacionamento da forma mais positiva possível. Escreva como se a carta venha a ser lida por outros; o destinatário pode vir a partilhá-la. Evite arrependimentos e complicações escrevendo e concluindo a sua carta de forma civilizada.

Diferentes maneiras de encerrar uma carta de despedida
A conclusão de uma carta de despedida influencia a impressão final do destinatário sobre você (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Terminando a sua carta de despedida

Escreva uma breve conclusão para a sua carta de separação. Evite incluir lembranças emotivas ou remorsos. Limite-a a uma única página e assine com um encerramento neutro, como "Atenciosamente". Desfechos carinhosos podem enviar mensagens confusas para amigos e ex-parceiros, e não são apropriados para terminar relações profissionais. Revise e melhore a sua carta em busca de erros gramaticais e falta de clareza. Retarde o seu envio se tiver dúvidas ou preocupações sobre os seus sentimentos ou o conteúdo da carta. Não envie uma carta de despedida a um destinatário que pode ser mentalmente instável ou capaz de violência.

Diferentes maneiras de encerrar uma carta de despedida
Enviar uma carta de despedida marca o fim de um relacionamento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível