on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Diferentes maneiras de montar telas de pintura acrílica sem chassi

As pinturas acrílicas são das que usam os meios mais novos em arte. A tinta acrílica pode ser pintada na maioria das superfícies, como em telas esticadas ou não, inclusive em blocos de telas. Pintar em telas soltas é complicado, mas esse método é muito empregado quando são requeridos efeitos especiais, como o gotejar de tinta ou para alguns tipos de arte abstrata. Você também pode criar uma pintura acrílica pelo método tradicional em tela esticada e depois desmontar a pintura do chassi para facilitar o transporte. De qualquer maneira, a pintura precisará ser montada, em um chassi ou como uma tapeçaria, para ser exposta.

Pinturas acrílicas podem ser montadas em chassis (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Pinturas acrílicas

As tintas acrílicas são feitas de pigmentos suspensos em um material acrílico sintético. Elas foram desenvolvidas no século XX como um produto derivado da indústria de plástico. Há muitos tipos de tintas acrílicas, que servem para vários usos diferentes. Você conseguirá descobrir tintas que sirvam para o seu nível de habilidade artística e para o seu orçamento. Diferentes tintas desse tipo são feitas para pintura ao ar livre, artesanato, estudantes de arte e artistas. Pinturas acrílicas sobre tela são uma escolha popular para artistas modernos e contemporâneos, fornecendo uma opção mais rápida de criar arte do que as técnicas a óleo e mais versáteis que a aquarela.

Loading...

Telas

As telas usadas para pintura em geral são feitas de linho ou brim de algodão. Os tipos de superfícies mais adequados para pintar com acrílico são as telas esticadas ou não, os blocos e os painéis de telas. As feitas de algodão geralmente são mais baratas, mais flexíveis e mais fáceis de esticar que as de linho. As não esticadas são as que não foram montadas. Geralmente apresentam-se em rolos e permitem a flexibilidade para que sejam montadas como se desejar. Também permitem criar pinturas de tamanhos ou dimensões pouco usuais. Os blocos também são feitos de folhas de tela solta.

Montando

Os meios mais comuns de montar uma pintura acrílica em tela solta é esticando-a sobre um chassi ou esticador de tela. Você precisa fazer ou comprar um chassi do tamanho apropriado para a pintura. Uma vez de posse dele, estique com cuidado a tela sobre os seus quatro cantos e prenda-a com grampos por trás, com firmeza e segurança. Para proteger a pintura, pode prendê-la colocando um vidro transparente sobre a sua superfície e montá-la em uma moldura decorativa. Se ela for muito pesada, pode montá-la em uma armação, através de um rolo e pendurá-la da mesma maneira que faria com uma tapeçaria. Pinturas feitas em blocos de tela podem ser esticadas em um chassi ou afixadas em um painel rústico usando grampos ou cola.

Precauções

Tome cuidado ao esticar a tela de uma pintura acrílica já feita para não quebrá-la mais do que o necessário, pois a força feita ao esticar pode causar rachaduras na pintura e finalmente estragá-la. Não monte e desmonte pinturas repetidamente a menos que seja absolutamente necessário.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...