Diferentes maneiras de retirar gosto e cheiro de plástico de garrafas esportivas

Escrito por alana grelyak | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferentes maneiras de retirar gosto e cheiro de plástico de garrafas esportivas
Muitas dessas garrafas deixam a água com gosto de plástico (sports drinks bottles image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Você já tomou um longo gole da sua garrafa de água, esperando um refresco, apenas para ser surpreendido pelo gosto de plástico líquido? Muitas garrafas esportivas, principalmente as mais baratas, deixam a água dentro delas com gosto de plástico. Existem alguns truques que você pode usar para remover essa característica indesejável das suas garrafas antes que elas acabem com seu próximo exercício.

Outras pessoas estão lendo

Remova o gosto

A primeira maneira de remover o gosto de plástico de uma garrafa é enxaguá-la completamente com água quente, seguida de água fria. Se isso não funcionar, tente usar vinagre. O vinagre é excelente para remover cheiros, e o plástico não é uma exceção. Encha a garrafa com duas ou três colheres de sopa de vinagre e complete com água quente, e deixe agir por uma noite. Certifique-se de enxaguar completamente para remover todo o vinagre.

Bicarbonato de sódio também pode ajudar na sua busca por água com um gosto melhor. Adicione duas colheres de chá de bicarbonato de sódio à garrafa, encha o resto com água, chacoalhe e deixe agir por várias horas. Enxague bem. Você também pode tentar borrifar um pouco de suco de limão fresco na água com bicarbonato de sódio para deixar mais refrescante; entretanto, esse método pode causar espuma, então faça isso em uma pia.

Você pode encher a garrafa com água misturada com alvejante, mas isso pode lhe deixar com uma garrafa d'água com cheiro e gosto de alvejante, ao invés de plástico. Se você escolher usar esse método, certifique-se de enxaguar bem e usar também o bicarbonato de sódio para neutralizar o cheiro de alvejante.

Evite deixar suas garrafas com água em locais quentes, como um carro fechado ou no sol. O calor pode fazer a água ficar com mais gosto de plástico. Uma maneira de evitar completamente esse gosto é comprar uma garrafa de um tipo diferente de plástico. Você pode tentar garrafas feitas de PET (polietileno tereftalato), um plástico de qualidade testado pela FDA, que não impregna a água com sabor de plástico. Entretanto, algumas fontes dizem que você não deve usar garrafas de PET mais do que uma ou duas vezes, já que o plástico pode eventualmente liberar elementos químicos na sua água. Outra opção é uma garrafa de maior qualidade, como as feitas pela Camelback, que raramente passam gosto do plástico para a água.

Preocupações médicas sobre plástico

Se você está preocupado com riscos à saúde causados pelos químicos no plástico, alguns profissionais recomendam usar plásticos HDPE #2 ou LDPE (polietileno de baixa densidade) #4. Seja cauteloso com garrafas que não são livres de BPA (bisfenol A), como plásticos Lexan #7. O BPA age como um disruptor hormonal e pode causar problemas de saúde, como aumentar os níveis de estrogênio, deficiências congênitas, comprometimento do desenvolvimento e outros problemas quando ingerido regularmente. De acordo com um estudo de cinco anos conduzido por Kaiser Permanente e financiado pela NIOSH, a exposição a altos níveis de BPA quadruplicam os riscos de disfunção erétil em homens e elevou a taxa de dificuldade de ejaculação em sete vezes. Muitas fontes acham que se sua água tem gosto de plástico, é porque realmente há plástico nela. Dessa forma, se os riscos do plástico à saúde são uma grande preocupação para você, você pode deixá-lo de lado e usar uma garrafa alternativa, como as feitas de aço inoxidável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível