Diferentes padrões de captação dos microfones

Escrito por kenneth hamlett | Traduzido por gildo santana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferentes padrões de captação dos microfones
Usa-se um campo de som de 360 graus para medir a sensibilidade e definir tipos de padrão de microfones (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O padrão polar (padrão de captação) de um microfone determina sua sensibilidade ao som a partir de diferentes direções. Os tipos básicos de padrões polares incluem cardioide, hiper-cardioide, super-cardioide e bidirecional. Usa-se um campo de som de 360 graus para medir a sensibilidade e definir tipos de padrão de microfones. Determine o padrão mais apropriado de microfone por meio das características vocais ou musicais dos instrumentos.

Outras pessoas estão lendo

Cardioide

Microfones do tipo cardioide têm um padrão polar em forma de coração. Um microfone cardioide rejeita sons vindos de trás do microfone e, à medida que a fonte de som se aproxima da frente do microfone, ele responde progressivamente ao som. Ele tem uma sensibilidade muito forte diretamente em frente ao microfone e, à medida que o som atinge ângulo de 90 graus à frente, a sensibilidade diminui aproximadamente 6 decibéis (o decibel — db — mede níveis de som e volume relativo). O padrão cardioide é o mais amplamente utilizado. Microfones cardioides também são uma boa escolha para situações de múltiplos microfones que requeiram pouca captura de som ambiente. A maioria dos microfones de mão tem padrão cardioide.

Hiper-cardioide

Assim como o microfone cardioide, o microfone hiper-cardioide tem padrão de captação em forma de coração. Microfones hiper-cardioides diferem de seus primos cardioides na área de menor sensibilidade. A área de menor sensibilidade ao som do microfone hiper-cardioide fica entre as posições de 150 ou 160º e 200 a 210º. Em razão de seu design longo e fino, microfones hiper-cardioides são chamados de microfones shotgun. Por conta desse design, podem ter uma área de sensibilidade aumentada diretamente na parte traseira do microfone.

Supercardioide

O super-cardioide fica entre o cardioide e o hiper-cardioide em matéria de sensibilidade na parte traseira do microfone. Ele tem mais sensibilidade nessa área do que o microfone hiper-cardioide, mas tem menos que o cardioide padrão. O super-cardioide tem um lóbulo de sensibilidade traseira muito menor que o hiper-cardioide.

Omnidirecional

Como o nome indica, microfones omnidirecionais têm sensibilidade ao som vindo de todas as direções. Microfones omnidirecionais têm um campo de referência de 360º. Em razão de seu design, um microfone onidirecional não apresenta um efeito de proximidade acentuado.

Bidirecional

Os microfones de padrão bidirecional captam som igualmente da frente e de trás. Este modelo têm pouca ou nenhuma sensibilidade nos lados. Por conta de sua sensibilidade ao som frontal e traseiro e seu limitado número de aplicações, os bidirecionais representam um dos padrões polares de microfone menos populares.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível