×
Loading ...

Diferentes ramos da microbiologia

Atualizado em 17 abril, 2017

Microbiologia é o estudo de microrganismos. Isto inclui tanto os unicelulares como agregados celulares muito pequenos. Eles geralmente são tão diminutos que os cientistas precisam usar microscópios para vê-los. Em vista da diversidade dessa parte do mundo, os cientistas dividiram sua disciplina em diferentes ramos para que possam especializar-se em áreas específicas da microbiologia.

O microscópio abriu um mundo enorme de pesquisa em microbiologia (Comstock/Comstock/Getty Images)

Organismos específicos

Bacteriologia é o estudo das bactérias, que são microrganismos que podem ser muito prejudiciais ou altamente benéficos. Alguns cientistas estudam outros microrganismos. Neste caso, ao estudar protozoários, algas, parasitas e fungos, os cientistas são chamados de protozoólogos, ficologistas, parasitologistas e micologistas, respectivamente. Os fungos são organismos cujas paredes celulares contêm quitina. Eles obtêm sua comida pela decomposição de matéria. As algas são organismos simples que obtêm alimento por meio de fotossíntese. Os parasitas são organismos que vivem fora dos organismos hospedeiros. Os protozoários são microrganismos que geralmente podem se movimentar com estruturas como os flagelos e os cílios. Algumas vezes consomem outros organismos, da mesma forma que os animais, seja circundando a comida e engolfando-a, ou varrendo o alimento para dentro dos poros e então digerindo-o no estômago.

Loading...

Sistema imunológico

Imunologia é o estudo do sistema imunológico. Os imunologistas estudam tanto a imunidade inata como a adquirida, além de como o corpo humano gera uma resposta imune e uma reação cruzada imunológica, que é uma reação entre anticorpos e antígenos. Os antígenos são partículas no corpo que desencadeiam as respostas imunes. Os cientista também estudam a natureza dos receptores de antígenos, incluindo a estrutura dos antibióticos.

Microbiologia complexa

A microbiologia celular tem seu foco nas intersecções entre os sistemas complexos de tecidos e patógenos e outros microrganismos. A microbiologia cobre tópicos, como a modificação das vias de sinalização celular, interações entre patógenos, respostas teciduais e orgânicas, exploração da estrutura da célula hospedeira e respostas imunes. A microbiologia celular e a imunologia, algumas vezes, se sobrepõem, mas a imunologia foca especificamente o sistema imunológico.

Microbiologia ambiental

Os ecologistas procuram entender como o ambiente influencia a evolução e a diversidade dos microrganismos. A ecologia microbiana se tornou mais comum devido aos instrumentos moleculares que possibilitam aos cientistas estudarem aspectos da diversidade microbiana, especialmente em nível fenotípico.

Evolução e genética

A genética microbiana foca as funções celulares básicas das bactérias, bacteriófagos e fungos, a expressão genética e os mecanismos moleculares da recombinação. A recombinação ocorre quando uma molécula de ácido nucleico se decompõe e então combina-se com uma outra. Os cientistas examinam de que maneira o código genético influencia o comportamento dos microrganismos. A pesquisa cobre a expressão genética específica do ambiente, a genômica microbiana, a evolução de novas vias catabólicas e as RNA polimerases. As vias catabólicas são aquelas que decompõem moléculas em partes menores. As RNA polimerases são as enzimas que criam o ácido ribonucleico (RNA).

Uma disciplina similar é a microbiologia evolucionária, em que os cientistas estudam as vias pelas quais os microrganismos se adaptam ao seu ambiente. Esta disciplina tem duas subseções: sistemática microbiana e taxonomia microbiana. A taxonomia tem como foco a classificação de microrganismos enquanto a sistemática microbiana enfoca a diversidade genética microbiana.

Aplicações da microbiologia

A microbiologia aplicada refere-se ao uso do conhecimento relacionado às funções práticas, como a microbiologia alimentar, microbiologia industrial, microbiologia médica e biotecnologia microbiana. Uma área significativa é a microbiologia ambiental, que estuda a diversidade dos micróbios em ambientes naturais. Este ramo tem seus próprios sub-ramos, incluindo a biorremediação e a ciclagem de nutrientes mediada por micróbios.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...