Diferentes tipos de casamento

Escrito por geoffrey weed | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferentes tipos de casamento
O casamento deve unir as pessoas (David Ball, Wikimedia Commons)

O casamento é a união entre dois ou mais indivíduos. Embora possam haver muitas formas diferentes de casamento, e certamente muitas concepções a esse respeito, todas elas seguem a mesma definição básica. Com o tempo, é claro, o ideal social do casamento continuará a evoluir constantemente.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Há muitos tipos de relacionamentos que se encaixam no espectro do casamento. Enquanto a maioria das sociedades ocidentais têm tradicionalmente a ideia do casamento com a união entre um homem e uma mulher, outras sociedades têm há muito seguido padrões diferentes. Junto com os casamentos heterossexuais monogâmicos, há também os casamentos polígamos, que envolvem múltiplas esposas e um marido, e os poliândricos, que envolvem múltiplos maridos e uma esposa. Recentemente, também o casamento homossexual está tornando-se reconhecido em algumas áreas, uma prática que estabelece um compromisso para a vida toda de monogamia entre dois indivíduos do mesmo sexo.

Diferentes tipos de casamento
Casamentos homossexuais estão tornando-se comuns atualmente (Jeffrey Hamilton/Digital Vision/Getty Images)

História

Através da história, o conceito de casamento tem sempre sido prevalecente. O casamento, na verdade, parece preceder seu registro histórico. Os gregos e romanos apresentavam formas de casamento heterossexual monogâmico, com as culturas encorajando grandemente tais uniões devido aos benefícios para a sociedade como um todo. Quando o Cristianismo começou a desenvolver-se através da Europa, o casamento começou a ter um componente religioso que anteriormente não existia. Atualmente, o casamento em grande parte do mundo moderno ainda segue essas tendências históricas básicas da cultura ocidental.

Diferentes tipos de casamento
O casamento traz benefícios para o casal e a sociedade (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Geografia

O casamento está presente como uma instituição em praticamente todo o globo, independentemente da geografia. De um lugar para outro, entretanto, os padrões e diretrizes tendem a variar significativamente. Por exemplo, a poliandria ( um casamento com uma esposa e múltiplos maridos) é praticamente desconhecida na maioria dos locais. Em algumas áreas da África e da América do Sul, entretanto, é uma prática relativamente comum, geralmente envolvendo irmãos casando-se com uma mesma mulher. Do mesmo modo, a poligamia (um casamento com um marido e várias esposas) é raro e até ilegal em muitas nações, mas é comumente encontrado em outras.

Diferentes tipos de casamento
A poligamia é uma prática aceita em algumas regiões da África (Creatas/Creatas/Getty Images)

Benefícios

Os benefícios de entrar em um casamento são múltiplos e existem tanto para os indivíduos como para a sociedade. Quem se casa recebe muitos benefícios por fazê-lo. Com o casamento a vida sexual torna-se legitimada para o resto da sociedade e também cria-se um laço coerente para propósitos reprodutivos. Da perspectiva religiosa, a união sacramentada é geralmente o objetivo máximo e a demonstração da devoção total à religião. O casamento também fornece benefícios fiscais para o casal na maioria dos países e permite a partilha das tarefas para poupar o tempo de ambos. Socialmente, o casamento também proporciona benefícios. Ele tende a fazer uma estrutura social mais coesa e permite à sociedade reconstituir os membros através da procriação. Também é um meio da sociedade organizar seus membros e reconhecê-los como adultos em algumas ocasiões.

Diferentes tipos de casamento
Com o casamento, a vida sexual torna-se legitimada (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Significado

O significado do casamento depende largamente da mentalidade dos indivíduos que entram nele. Alguns casamentos são realizados por razões de relacionamento afetivo enquanto outros são realizados por motivos fiscais, reprodutivos ou religiosos. Também, como as taxas de divórcio permanecem em níveis altos em muitos países desenvolvidos, muitas questões com relação ao significado e à santidade do casamento parecem oportunas. Entretanto, tais questões só podem ser respondidas em um nível individual. Para muitos indivíduos, o casamento é considerado um sacramento religioso, que é ordenado e sustentado por um deus. Ele é considerado como uma cerimônia sagrada por muitos cristãos e é também um compromisso indissolúvel nessa religião, particularmente pelos católicos românicos, que veem o divórcio como um pecado.

Diferentes tipos de casamento
Após o Cristianismo, o casamento passou a ter um cunho religioso (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Considerações

Mais e mais questões estão surgindo na sociedade atual com relação à verdadeira natureza do casamento. O casamento homossexual é uma prática que está sendo legitimada em muitas regiões, mas permanece controverso e ilegal em muitos outros locais. A legalidade do casamento gay depende largamente da localização geográfica, mas legalmente esse não é o único fator importante. A tolerância do casamento gay não apenas pela lei, mas pela sociedade como um todo, é uma questão que verdadeiramente permanece sem respostas e continuará a ser uma questão social num futuro próximo.

Diferentes tipos de casamento
Ainda há muitas questões a serem respondidas a respeito do casamento (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível