Mais
×

Diferentes tipos de catalizadores

Atualizado em 17 abril, 2017

Um catalisador é uma substância que altera a velocidade de uma reação química, mas é quimicamente inalterado ao final da reação. Enquanto a maioria dos catalisadores acelera as reações químicas , alguns podem diminuir o ritmo delas. As enzimas são catalisadores biológicos e os carros usam um catalisador para controlar a poluição no sistema de escape com conversores catalíticos. Um catalisador também pode tornar uma reação possível de acontecer que não seria possível sem seu uso.

Os catalisadores são usados ​​para acelerar, e às vezes retardar, as reações químicas (fiole de science image by Danielle Bonardelle from Fotolia.com)

Catalisadores positivos

A maioria dos catalisadores são "catalisadores positivos." Estes aceleram as reações químicas. Eles também são referidos na ciência como "promotores".

Catalisadores negativos

"Catalisadores negativos" desaceleram as reações químicas. Estes são utilizados com menor frequência do que os positivos. Um catalisador negativo é conhecido como um "inibidor".

Os dois tipos de catalisadores são usados ​​em quantidades muito pequenas, e podem ser reutilizados.

Para ambos, quando a reação termina, você tem exatamente a mesma massa do catalisador, como no início.

Como o catalisador funciona

A velocidade de reação de um composto químico depende do quão rápidas ocorrem as colisões entre as moléculas, ou com que frequência elas colidem. O catalisador, por meio de adsorção, faz com que a molécula se atenha a química do catalisador, fazendo a velocidade da reação química aumentar.

Algumas reações catalíticas ocorrem através da criação de compostos intermediários da molécula primária e o catalisador. As enzimas são catalisadores que geram compostos intermédios, estudados no campo da microbiologia. Alguns desses novos compostos são muito instáveis. Quando um composto intermediário se decompõe libera novos compostos bem como o catalisador inicial.

Conversor catalítico

Um conversor catalítico é um termo bastante conhecido. Se você tem um carro, deve ter ouvido isso de seu mecânico. Este é um dispositivo de controle de poluição no sistema de escape de um carro. O catalisador contém um composto químico como a platina, em quantidades muito pequenas, que faz com que as moléculas poluentes se atenham à superfície da platina, reduzindo a quantidade de poluição liberada na atmosfera.

Dois catalisadores trabalhando em conjunto

Até pouco tempo atrás, os cientistas só foram capazes de usar um catalisador por vez em reações químicas. Recentemente os cientistas da Northwestern University fizeram experiências com o uso de dois catalisadores em conjunto.

O "Science Daily" cita Karl A. Scheidt, o Professor de Química Irving M. Klotz da Faculdade Weinberg, dizendo, "A catálise cooperativa - usando dois catalisadores em vez de apenas um - vai nos ajudar a desenvolver compostos importantes mais rapidamente e com menos desperdício . Ele também abre uma nova área da catálise para explorar. "

Catalisadores são um assunto fascinante para explorar no campo da química.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article