Diferentes tipos de máquinas de tatuagem

Escrito por paul parsons | Traduzido por leandro fox
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferentes tipos de máquinas de tatuagem
Os diferentes tipos de equipamentos para tatuagem (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Vários tipos de máquinas de tatuagem têm sido desenvolvidos desde os tempos de bambus afiados e de tintas naturais. Entre as máquinas existentes, cinco se tornaram populares para fabricação e são usadas na era moderna da arte da tatuagem. Hoje em dia, existem diferentes tipos de equipamentos, cada um para uma tarefa específica. Realmente, há muito o que se considerar quando for escolher uma máquina para usar na sua carreira de tatuador.

Outras pessoas estão lendo

Contornos

Um equipamento tradicional de tatuagem é usado para desenhar os contornos das artes mais complicadas. Biqueiras de contorno são usadas em conjunto com biqueiras de sombreado ou pintura. As máquinas levam a tinta para pele através de um pequeno conjunto de agulhas. Biqueiras menores permitem desenhos mais limpos e detalhados.

Sombreados

Similar à tradicional máquina de contorno, a biqueira de sombreado ou pintura necessita de um grupo mais afastado de agulhas. A distância entre as agulhas aumenta a área de contato com a pele, facilitando, assim, a pintura de uma área. Com menos passadas de agulha, o desconforto diminui bastante. Este tipo é usado para colorir o interior do desenho ou fazer as eventuais sombras existentes.

Combinação linhas e sombras

A semelhança mecânica das máquinas de sombreado e contorno permite que sejam fabricados dispositivos que comportem, na mesma máquina, tanto agulhas de contorno, quanto de sombreado.

Rotary

Esta máquina também é uma combinação entre contorno e sombreado. Tipicamente, a máquina Rotary é capaz de exercer ambas as funções. Apenas nesse modelo, uma engrenagem (ou roda) comanda os movimentos das agulhas. Devido a este método de funcionamento alternativo, as máquinas Rotary são bem mais silenciosas que máquinas padrão.

Neuma

Máquinas tatuagem pneumáticas são um desenvolvimento mais recente do segmento. Pistolas pneumáticas requerem ar comprimido para operar e, por isso, necessitam um compressor de ar. Mais leves que máquinas padrão, geralmente são equipadas com uma opção elétrica, que permite operar mesmo quando não é possível transportar um compressor de ar. Trata-se de uma boa opção para artistas que trabalham fora de estúdios.

As diferenças entre máquinas de contornos e de sombreados, apesar de ser uma questão técnica, não interfere totalmente na decisão entre os diferentes tipos. Escolher uma máquina de bobina, ou rotativa movida a energia elétrica, ou pneumática, vai da preferência do usuário. A experiência é o fator essencial de decisão. Além disso, considere tanto o tipo de tatuagem, como o ambiente de trabalho. Depois de escolher sua máquina, tenha em mente que você também terá que abastecer-se com vários tipos de cores de tintas. Pesquise bastante todos os seus equipamentos para garantir um bom investimento, e a qualidade que seus clientes e amigos merecem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível