Diferentes tipos de medidores de pressão

Escrito por catalina bixler | Traduzido por dalete queiroz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferentes tipos de medidores de pressão
Medidor de pressão do óleo (Image by Flickr.com, courtesy of Hey Paul)

Os manômetros medem o aumento e a redução da pressão em uma área fechada. A primeira patente para um medidor de pressão com tubo foi emitido para Eugène Bourdon da França em 1849. Ainda em uso no século XXI, o indicador da pressão popular, Bourdon mede diferentes tipos de líquidos e gases, incluindo vapor, água e ar. O tubo em espiral conecta as engrenagens que medem as pressões até 100.000 psi (libras por polegada quadrada) do recipiente. Quer seja utilizado para a indústria, medicina, transporte ou na mecânica da vida cotidiana e de lazer, a variedade de medidores de pressão disponíveis proporcionam segurança e a qualidade de vida à nossa sociedade moderna.

Outras pessoas estão lendo

Medidores de pressão do ar

Medidores de pressão de ar medem a quantidade de ar necessária para manter a melhor utilização possível do objeto que contém este gás. Um recipiente de ar comum é um pneu. Usar um medidor de pressão de ar garante que a quantidade certa de ar encha o pneu para um melhor desempenho. Pouca quantidade de ar em um pneu eventualmente o deixa murcho, enquanto muito ar torna o uso desigual ou até mesmo pode explodi-lo.

Medidor de pressão de óleo

Os motores mecânicos usam óleo para lubrificar as partes móveis quando estão em movimento, para evitar que a fricção natural danifique os componentes do motor. Medidores de pressão de óleo indicam níveis seguros ou inseguros de óleo.

Medidores de pressão diferencial

Medidores de pressão diferencial, assim como o manômetro de coluna líquida (mede pressões de vácuo), mostra a variação na pressão entre dois pontos por observar o fluido usado em um tubo em U. Assim, os instrumentos contêm duas portas de entrada com cada uma delas conectadas a uma das capacidades de pressão monitoradas. Usar este tipo de medidor de pressão permite que os operadores monitorem a pressão em um ponto, em vez de ter que checar dois medidores de pressão e calcular a diferença.

Medidores digitais de pressão

Usados em uma variedade de indústrias, os medidores digitais de pressão convertem pressão aplicada em sinais que são lidos em displays numéricos. Estes medidores têm aplicações farmacêuticas, automotivas e no processamento de alimentos, além de serem usados para contenção e monitoramento de materiais perigosos.

Medidores de pressão tipo diafragma

Em vez de usar um nível de líquido para medir a diferença entre uma pressão desconhecida e uma pressão de referência, como com o medidor de pressão diferencial, o medidor de pressão de diafragma utiliza a deformação expansível de um diafragma ou membrana. Este medidor de pressão contém uma cápsula dividida por um diafragma aberto à pressão-alvo externa (desconhecida), enquanto o outro lado do diafragma, se conecta à pressão conhecida. Mecanicamente, a diferença de pressão indesejável exibe com a deflexão do diafragma a partir de uma posição nivelada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível