Os diferentes tipos de rodas de skate

Escrito por mona rigdon | Traduzido por césar campos
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Os diferentes tipos de rodas de skate
Escolha a roda mais adequada para o seu skate. (skate image by bacalao from Fotolia.com)

Há muitas coisas a se levar em consideração ao montar o skate perfeito para as necessidades específicas de um skatista. Tipos diferentes de rodas funcionam melhor em diferentes tipos de terreno, para cada modalidade de skate. As modalidades de skate vertical e de rua precisam de rodas diferentes para que o skate tenha o máximo de desempenho. O tamanho, a dureza e até a cor podem ter um papel importante no bom desempenho do skate para seu dono.

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História:

A lenda diz que o skate se originou a partir de surfistas que tentaram inventar atividades semelhantes ao surf para serem realizadas em terra, quando não era possível surfar no oceano. Há boatos de que os primeiros skates foram feitos unindo rodinhas a uma tábua com pregos. Desde aquela época, os skates e suas rodas se desenvolveram e melhoraram em vários aspectos. As rodas não são mais feitas de aço ou de barro, e sim de poliuretano durável e flexível. As rodas de diferentes tamanhos e dureza foram desenvolvidas para atender às diferentes necessidades dos skatistas de rua, verticais e os que usam o modelo cruiser (com tamanho reduzido, mas de largura superior à de um skate normal).

Os diferentes tipos de rodas de skate
Verifique as características das rodas (skate image by Dominique LUZY from Fotolia.com)

Tamanho

A primeira característica a considerar ao escolher as rodas do skate é qual tamanho de roda vai servir melhor para o tipo de atividade que irá praticar com o skate. O tamanho é medido em diâmetro, que influi na altura da roda. O skatista comum ficará satisfeito com um diâmetro de roda entre 52 e 54 mm. No entanto, existem outros tamanhos que são mais apropriados para várias modalidades de skate.

Para o "skate de rua", também conhecido como skate técnico ou skate de manobra, as rodas menores com diâmetro de 50 a 55 mm ajudam a fazer os kickflips (manobras na qual o skate gira 360 graus), ollies (Quando o skatista e seu skate saem do solo sem usar as mãos) e outras manobras técnicas. Como as rodas menores ficam mais perto do solo, elas dão mais mobilidade ao skate ao executar estes tipos de manobras.

Para "skate vertical", o termo que se refere ao uso do skate em rampas, rodas maiores têm melhor desempenho. Quanto maior a roda, mais rápido ela gira. As rodas certas são imprescindíveis para obter a velocidade e a altura corretas e conseguir executar as manobras de "lip tricks" (manobras realizadas em rampas ou transições naturais), saltos e transições que tantas pessoas adoram assistir. Por esta razão, os skatistas que praticam esta modalidade geralmente escolhem rodas com um diâmetro de cerca de 60 a 65 mm, embora alguns optem pelas de 55 mm para obter mais equilíbrio.

Para a modalidade "cruisers”, há rodas maiores, de até 75 mm. Estas são projetadas principalmente para ter velocidade e suavidade. Há rodas de tração e para locais montanhosos, mas geralmente não são usadas em skates. Elas são mais usadas em "dirt boards" (skates usados nas montanhas) e em outros modelos maiores.

Para aqueles que tendem a praticar diferentes modalidades de skate, a roda de tamanho médio é ideal, pois oferece um equilíbrio satisfatório entre todas as características. Estes tipos de skatistas devem escolher rodas com diâmetro de 55-60 milímetros para obter um bom equilíbrio entre manobrabilidade e velocidade.

Características

Outra característica a considerar ao escolher as rodas do skate é a dureza. A dureza é também conhecida como "durometer" e é medida em uma escala numérica indicada por um "a" após o numeral. Embora a escala "a" chegue apenas até 100, rodas classificadas como 101a ou superior são realmente mais duras que as de 100a, embora usem um sistema de classificação diferente. Por esta razão, está se tornando mais comum os fabricantes usarem as classificações b e c para descreverem estas rodas mais duras.

O skatista comum compra rodas com dureza de grau médio, em torno de 98a a 99a. Esta dureza funciona como um bom meio-termo para aqueles que praticam diferentes modalidades de skate. Para os skatistas que têm necessidades mais específicas ao andar de skate, uma dureza diferente pode ser mais adequada.

Skatistas de rua têm melhor desempenho com uma dureza de 97a a 101a. Quanto mais dura a roda, mais rápido ele gira. Skatistas de rua precisam de rodas bastante duras para andar em terreno acidentado e conseguir velocidade suficiente para executar algumas das manobras mais populares.

Skatistas verticais também precisam de rodas mais duras, com classificação geralmente entre 95a e 100a. Estas rodas giram suavemente e funcionam bem em rampas planas e curvas (com formato de tigela) em parques.

Os modelos cruiser precisam de rodas mais macias para ter aderência e tração melhores em terreno mais áspero. Uma dureza de 77a a 85a funciona bem para um skate do tipo cruiser.

Para o skatista de vários talentos que está pronto para qualquer oportunidade de andar de skate, uma prancha para todas as modalidades geralmente é equipada com rodas que têm dureza entre 95a e 100a. Esta classificação fornece tração suficiente para aderir à maioria dos terrenos, com dureza suficiente para proporcionar um andar bastante suave.

Significado

Os skatistas podem pensar que estes são os dois fatores principais para decidir que tipo de roda comprar para sua prancha. Pode parecer que a aparência tem pouco a ver com desempenho e durabilidade, mas a cor de uma roda de poliuretano afeta realmente o seu desempenho e durabilidade. As rodas de skate são feitas de um tipo de plástico duro e durável conhecido como poliuretano. Foi descoberto que a adição de cor às rodas de poliuretano tende a desgastá-las mais rápido. Quando o pigmento ou corante é adicionado ao poliuretano, é como se invadisse a estrutura da roda, tomando o espaço que normalmente seria ocupado por moléculas de uretano. Como o uretano tem as propriedades desejadas de resiliência e durabilidade, quanto menos uretano na roda, menos resiliente e durável ela é. Rodas coloridas são realmente mais propensas a sofrer achatamento. As rodas de desempenho mais alto são de cor transparente ou branco translúcido, porque a estrutura química do uretano não foi alterada pelo corante.

Benefícios

Se os skatistas refletissem e planejassem com base na ciência e nas suas necessidades particulares o tipo de rodas são mais adequadas para equipar seus skates, teriam alto desempenho e um skate bem projetado e apropriado a suas características.

Levar em conta o tamanho da roda em relação à velocidade e à capacidade de executar uma manobra, a dureza da roda em relação ao aumento da velocidade e à tração e a cor da roda para as qualidades de durabilidade e resiliência pode parecer uma tarefa difícil. Mas com um pouco de reflexão e planejamento, estas coisas podem fazer toda a diferença entre um skatista que tem um bom skate e um que tem um skate excelente. O tempo e o esforço extra valem a pena pelos resultados nas ruas ou nas rampas.

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