Os diferentes tipos de solo da Índia

Escrito por b.t. alo | Traduzido por ludmyla dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os diferentes tipos de solo da Índia
Solos indianos (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Existem diversos tipos de solo e muitas maneiras de classificá-los. A maioria dos países desenvolvem seus próprios métodos de classificação de solos e os utilizam ​​para criar mapas que ajudam a determinar o uso da terra no país. Na Índia, o solo é classificado com base na estrutura, na cor e a zona onde se encontra, e as classificações são principalmente utilizadas para denotar a fertilidade do solo.

Outras pessoas estão lendo

O solo aluvial

Solos aluviais são muito importantes para a agricultura na Índia, pois eles são considerados muito férteis. O solo aluvial possui tons de marrom escuro a cinza e têm alto teor de cal. Na Índia, os solos aluviais são também chamados de 'Khader' ou 'Bhangar' e são encontrados em planícies de inundação e deltas, como o Vale do Brahmaputra, as planícies Indo-Ganges e em parte do norte das províncias Uttar Pradesh, Haryana e Punjab.

O solo montanhoso

O solo de montanha é muito fértil e rico em húmus. É de cor preta ou marrom escura e é encontrado na Caxemira e em Himachal Pradesh ao norte e em Maharashtra e Madhya Pradesh no centro-oeste do país.

Solo preto

O solo preto, também conhecida como "solo do algodão" por suas propriedades de cultivo de algodão favoráveis​​, é um solo muito fértil, formado por antigos depósitos de rocha de lava. Este tipo de solo é rico em potássio e calcário natural e é encontrada em Madhay Pradesh, Gujarat e Maharashtra, no centro-oeste da Índia.

Solo vermelho

Os solos vermelhos são formados a partir de rochas ígneas e metamórficas, e têm a sua cor vermelha característica devida aos depósitos de óxido de ferro. O solo vermelho é um tipo de solo menos fértil, tem um conteúdo pequeno de cal e contém sal solúvel. São encontrados no sul e leste da Índia, em Andhra Pradesh, Bihar, Goa, Tamil Nadu e Bengala Ocidental.

Solo desértico

Os solos desérticos são tipicamente arenosos e têm muito baixa umidade. Enquanto o nitrogênio é encontrado em concentrações muito baixas, o fosfato e o nitrato estão presentes no solo desértico, que os tornam muito férteis se forem irrigados. Os solos desérticos estão localizadas no noroeste da Índia, no Rajastão, Haryana e Punjab.

Solo laterítico

Os solos lateríticos têm normalmente muito baixa fertilidade e são formados em áreas com alto índice pluviométrico, tais como áreas de monção. Estes solos são cheios de barro e pobres em cal, e são encontrados em áreas ao longo de Madhya Pradesh, Maharashtra, Orissa, Tamil Nadu, Bengala Ocidental, Kerala e Andhra Pradesh.

Os solos salinos

Os solos salinos são dominados assim pela presença de sais solúveis, tais como os cloretos e os sulfitos, os quais limitam a fertilidade. Este tipo de solo está espalhado por toda a Índia, nas regiões desérticas do Punjab e Rajastão a oeste e Tamil Nadu e Andhra Pradesh no sudeste.

Turfa

Solos de turfa ficam submersos durante a estação das monções e são comumente usados ​​para cultivar arroz neste período. São tipicamente muito escuros e altamente ácidos. Estão localizados em Kerala e ao longo da costa sudeste incluindo Orissa, Tamil Nadu e Bengala Ocidental.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível