As diferentes tonalidades da cor violeta

Escrito por leah newman | Traduzido por elisa dias
As diferentes tonalidades da cor violeta

Cor violeta é feita misturando pigmentos azul e vermelho

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Violeta, normalmente conhecida como roxo, é uma cor obtida por meio de uma mistura de pigmentos vermelho e azul. Muitos tons de violeta podem ser criados com pigmentos vermelho, azul, branco e preto. Não há uma demarcação precisa quando um tom se torna outro, mas há mais de 20 tons comumente identificados de violeta.

Outras pessoas estão lendo

Violetas com base azul

Quando houver significantemente mais pigmentos azuis no violeta do que pigmentos vermelhos, aparece um violeta com tonalidade azulada. Esses tons incluem azul-violeta, indigo, roxo han, iris e azul persa. "Periwinkle" consiste em um violeta com base azul misturado com pigmentos brancos. Violeta com base azul adicionado a pigmentos pretos resulta no tom berinjela. Por causa da sua base azul primária, todos esses tons são considerados cores frias e são comumente usados com todas as outras cores frias em pinturas.

Violetas de base vermelha

Violetas com base vermelha possuem significantemente mais pigmento vermelho do que azul. Essas cores geralmente são consideradas rosas. Os tons de violeta com base vermelha mais identificados são cerise, fandango, fúcsia, magenta, violeta-vermelho, rosa e sangria. Esses tons são considerados cores quentes e são usados com outras cores quentes em pinturas e outros trabalhos artísticos. Violeta tyrian é outro violeta com base vermelha mas é criado adicionando pigmento preto ao violeta com base vermelha. Adicionar pigmento branco ao violeta com base vermelha forma um tom de rosa claro.

Violeta e pigmentos brancos

Quando a quantidade de pigmentos azul e vermelho em um violeta estão equilibrados mas o branco é adicionado, novos tons de violeta aparecem. Eles são às vezes considerados violeta claro ou, genericamente, lilás. Lilás é na verdade um tom específico do violeta. Outros tons de violeta que incluem pigmentos brancos são ametista, heliotrópio, lilás floral, lilás ruborizado, rosa maravilha, orquídea, cardo e glicínia.

Violeta e pigmentos pretos

Quando pigmento preto é adicionado ao violeta, são criados tons mais escuros de violeta. Esses tons podem ter base azul ou vermelha. Em alguns casos, tons que combinam pigmentos vermelho, azul e preto podem parecer preto ou marrom para um olho que não é treinado. Tons de violeta que incluem pigmento preto são Bizantino, berinjela, palatinado púrpuro, regalia, púrpuro Tyrian e púrpuro.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media