×
Loading ...

Como fazer um difusor de óleo com varetas

Atualizado em 18 junho, 2018

Como o aroma é uma sensação muito subjetiva, normalmente é difícil encontrar em uma loja o difusor de varetas perfeito para refrescar a casa. Em vez de depender de versões prontas, faça o seu próprio usando uma mistura personalizada de aromas.

Crie seu próprio difusor de varetas caseiro com um pote, cavilhas e óleos essenciais (Carrie Waller)

O que você vai precisar

  • Papelão
  • Frascos
  • Tinta em spray para vidro
  • Régua
  • Marcador de ponta fina ou caneta
  • Cavilha de madeira de 3 mm com 90 cm de comprimento, uma para cada difusor
  • Tesoura
  • Óleos essenciais
  • Prato de plástico

Os frascos utilizados neste projeto têm 15 cm de altura e aproximadamente 6 cm de diâmetro no fundo com uma abertura de 2,5 cm no gargalo. Prefira garrafas que se equilibrem sobre seus gargalos para que a tinta no fundo possa secar.

Loading...
Comece reunindo todos os materiais necessários para fazer o difusor (Carrie Waller)

Pinte os frascos

Leve os frascos para um local externo e bem ventilado e coloque-os de cabeça para baixo sobre um pedaço de papelão. Essa técnica cria um efeito degradé: com o bico da tinta em spray inclinada diretamente em direção ao fundo de um frasco, borrife em um movimento lateral em jatos curtos. Não borrife demais para que a tinta não escorra. Reposicione-se do outro lado do frasco e repita até que todo o fundo esteja coberto em degradé. A intenção é obter uma linha de cor irregular com tinta salpicada para facilitar a transição da tinta para o vidro transparente em direção à parte superior do frasco. Repita os passos em cada frasco usando cores diferentes de acordo com sua preferência.

Para levar os frascos para dentro de casa para secar, segure-os por cima ou em uma área sem tinta e coloque-os voltados para baixo em uma área fresca. Deixe vários centímetros de espaço por todos os lados para permitir o fluxo do ar e deixe-os descansar por 24 horas.

Pinte os frascos com spray em cores divertidas (Carrie Waller)

Marque as cavilhas

Deite as cavilhas paralelamente sobre uma superfície plana e, em seguida, coloque uma régua sobre elas. Use uma caneta ou um marcador de ponta fina para fazer pontos em todas as cavilhas, a 22 cm da parte inferior de cada uma.

Marque as cavilhas de madeira usando um marcador de ponta fina (Carrie Waller)

Corte as cavilhas de madeira

Utilize uma tesoura afiada para cortar as cavilhas nas marcas feitas no passo anterior. As cavilhas de madeira de 3 mm serão cortadas facilmente. Por isso, não é preciso se preocupar em lixar ou limar as bordas. Talvez elas fiquem levemente irregulares mas isso não é problema e não afetará a função do difusor terminado.

Corte as cavilhas de madeira do tamanho desejado (Carrie Waller)

Misture os óleos essenciais

Misture óleos aromatizados diferentes até obter uma combinação que você goste. Adicione uma ou duas gotas dos óleos em pares diferentes sobre um prato plástico, até chegar ao aroma preferido. Aromas como baunilha e camomila oferecem um cheiro apetitoso, enquanto um marítimo se mistura bem com os cítricos. Anote as proporções enquanto faz os testes de forma que seja possível repeti-las no difusor pronto. Após obter o par preferido, adicione a proporção certa dos aromas dentro do frasco pintado. O ideal será derramar 5 cm de óleo dentro de cada difusor.

Misture os óleos aromatizados no frasco pintado (Carrie Waller)

Adicione as varetas

Passe as cavilhas de madeira cortadas pelo gargalo do frasco, no óleo. Talvez leve um dia ou mais para que os aromas comecem a emanar do frasco. Acelere o processo virando os espetos ao contrário duas vezes ao dia até que a madeira fique completamente saturada. Você poderá sentir o cheiro do difusor dentro de uma semana.

Ponha as varetas cortadas no frasco e deixe os óleos saturarem por um dia ou mais. Aprecie em seguida! (Carrie Waller)
Loading...
Loading ...
Loading ...