×
Loading ...

Como fazer a digitação das segundas e terceiras oitavas em um saxofone tenor

O saxofone tenor se encaixa na metade dos saxofones em termo de tessitura, indo dos tons graves e quase alcançando o saxofone barítono (B grave ao D grave) às notas altas, quase alcançando o saxofone soprano (D agudo a F agudo). O saxofone tenor faz isso alterando as oitavas. Embora ele seja feito de latão, ele é classificado como um instrumento da classe das madeiras, em vez de ser da classe dos metais, pois o som é produzido pela vibração de uma cânula, e não pelos lábios do saxofonista. O saxofone também é diferente da classe dos metais porque sua tonalidade pode ser alterada pela digitação de teclas, em oposição ao uso dos lábios nos instrumentos da classe dos metais.

Instruções

O saxofone tenor se encaixa no metade dos saxofones em termo de tessitura (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Coloque o polegar direito no apoio de polegar na parte inferior do saxofone tenor, com os quatro dedos dessa mão ficando sobre as teclas na frente da campânula. Coloque o polegar da mão esquerda no descanso de polegar na parte superior do corpo, com os quatro dedos dessa mão ficando sobre as teclas na frente do saxofone. Produza as notas na oitava abaixo no saxofone tenor soprando para dentro do bocal e dedilhando as teclas, manipulando-as entre as posições abertas e fechadas isoladamente e em combinações específicas.

    Loading...
  2. Abra a chave da oitava pressionando a tecla do polegar com o polegar esquerdo para fazer a digitação da segunda oitava do saxofone tenor. Não há outra chave de polegar no saxofone e esta chave, situada imediatamente acima do local de apoio do polegar esquerdo, vai abrir o tubo da oitava no pescoço do instrumento. Digite a segunda oitava com o mesmo posicionamento da primeira, mas com o tubo aberto.

  3. Digite as notas na terceira oitava no saxofone tenor, mantendo o tubo de oitava aberto com a chave de polegar e pressionando as teclas do lado esquerdo do instrumento (chaves de guarda) com a chave abaixo do dedo indicador da mão esquerda. Pressione as teclas no conjunto de chaves de guarda na parte mais à esquerda superior do instrumento para alcançar a terceira oitava, que é apenas uma oitava parcial, que vai de D a F.

Loading...

O que você precisa

  • Tabela de digitação

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...