Como digitalizar um desenho feito à mão

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como digitalizar um desenho feito à mão
Quando passado para a versão digital, o desenhista consegue trabalhar itens específicos que vão das cores até os contornos de linha (David De Lossy/Digital Vision/Getty Images)

Se depois de criar aquela obra-prima desenhada à mão você lamenta não ter como trabalhar no projeto através do computador, saiba que há solução. Não é muito difícil digitalizar um trabalho feito manualmente. Na versão digital, você pode aprimorar o desenho de muitas formas possíveis. Utilizando softwares de edição de imagens, alguns deles gratuitamente disponíveis na web, é possível acrescentar ao desenho cores, linhas e criar uma série de elementos gráficos. Dessa maneira, é possível fazer o esboço à mão e usar as ferramentas digitais para dar um acabamento profissional, adicionando contraste, tons e ajustando os tamanhos adequados para sua obra.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Ilustração desenhada à mão
  • Computador
  • Software de edição de imagens - O Adobe Photoshop e o Gimp (gratuito) são os mais famosos
  • Scanner instalado no computador via Wi-fi ou cabo

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Depois de terminar seu desenho à mão, verifique se a ilustração está limpa. Isso quer dizer, sem muito sombreamento e pintura de lápis, elementos que atrapalham a definição dos traços na hora de passar a imagem para o computador. Em seguida, abra uma página em branco no programa de edição de imagens. De preferência, o novo documento deve ser formatado em folha A4, para o caso de querer imprimir o material posteriormente.

  2. 2

    Para passar o desenho ao computador é necessário ter um scanner instalado via cabo ou wi-fi. Coloque o papel no interior do scanner e feche a tampa. Em seguida, clique na seção "Arquivo -- Importar" no programa de edição de imagens. Clique no modelo do scanner instalado no computador.

  3. 3

    Uma nova janela será aberta. É a tela de digitalização do scanner. Dentre as opções de configuração da imagem, você poderá optar no modo de cores desejado, que basicamente pode ser digitalizado em cor natural, em preto e branco ou em tons de cinza. Outra opção possível é selecionar a porcentagem de zoom para o caso de imagens pequenas que necessitem ampliação. A última opção é a qualidade de imagem. Essa sigla vem do inglês ("dots per inch", ou seja, "pontos por polegada") e refere-se à quantidade de pontos que formam a superfície da imagem. Para uma imagem em boa definição opte por selecionar entre 300 e 400 dpi's.

  4. 4

    Depois de clicar em "OK", a imagem é digitalizada para o programa. Logo depois, é importante separar as camadas que formarão seu desenho. Isso para que você possa ter uma camada apenas para trabalhar nos traços originais, outra apenas para lidar com as cores, outra para inserir um fundo diferente, e assim por diante. Para criar uma nova camada, clique Ctrl+J e ela será criada.

  5. 5

    Agora seu desenho está digitalizado e pronto para ser trabalhado, alterado e aprimorado no computador. Agora você pode trabalhar especificamente nos elementos que farão seu desenho ficar ainda melhor. É possível mexer nos níveis de tons de branco, preto e cinza, adicionar fundos diferentes, contraste, brilho, opacidade, colorir o desenho e até fazer uma animação 2D. Explore todos os recursos e bom trabalho.

Dicas & Advertências

  • Dependendo da quantidade de elementos que você deseja aperfeiçoar no desenho digitalizado (cores, fundo, brilho, contraste, traços, etc), é aconselhável abrir uma nova camada a cada modificação. Para não se perder no meio de tantas camadas, não esqueça de dar um nome específico para cada uma delas, como "Cores", "Traços", "Fundo", e assim por diante. Ajuda na hora de organizar os elementos que fazem parte da edição.
  • Não esqueça de salvar seu trabalho com frequência. No item "Arquivo -- Preferências", é possível selecionar a opção "Salvar Automaticamente", para que o programa salve a cada período de tempo que você desejar, seja de dez em dez minutos ou até a cada minuto.
  • Na hora de digitalizar, prefira programas específicos de tratamento de imagem, como o Photoshop , o Gimp (que é gratuito) ou o Pixlr (também gratuito). Por trabalhar o desenho digital com vetores, esses softwares permitem um acabamento mais detalhado no trabalho final. Outros programas como o Corel Draw e o Adobe Ilustrator são mais adaptados para a criação de desenhos feitos diretamente em forma digital.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível