Como digo ao meu chefe que não quero mais trabalho?

Escrito por meghanberesford | Traduzido por carlos nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como digo ao meu chefe que não quero mais trabalho?
Se você estiver sobrecarregado, diga a seu chefe (pile of papershets with paper-clips #2 image by stassad from Fotolia.com)

Falar para seu chefe sobre a sua carga de trabalho pode ser assustador. No entanto, se o seu trabalho saiu do controle, isso é a coisa certa a fazer, tanto para você quanto para a empresa. Não se esqueça de preparar-se para a conversa. Se você conseguir indicar seu caso de forma clara, há melhores chances de chegar a uma resolução satisfatória. Seu chefe vai apreciar seu profissionalismo e honestidade e provavelmente vai lhe estender uma mão amiga.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Antes de abordar seu chefe, tenha em mente todas as suas responsabilidades profissionais. Crie uma lista de tarefas e projetos, para que seu chefe tenha uma ideia clara de todo o trabalho que você faz.

  2. 2

    Identifique quais mudanças faria seu trabalho administrável. Faça uma lista dessas mudanças e inclua itens de ação específicos. "Eu preciso de mais ajuda" não vai gerar resultados rápidos, mas "eu gostaria de contratar um estagiário para lidar com o Projeto X" sim. Ofereça várias opções para melhorar sua condição, já que algumas serão mais atraentes que outras.

  3. 3

    Se as mudanças necessárias para tornar seu trabalho administrável criarão custos adicionais para a empresa, estime-os o melhor que puder. Formate esses custos adicionais ordenadamente em um documento que você pode dar para seu chefe.

  4. 4

    Agende uma reunião com seu chefe. É muito importante criar um momento profissional para discutir seu trabalho. Não ceda à tentação de atender às suas preocupações casualmente em qualquer lugar ou fazer piadas sobre o quanto você está ocupado. Tais ações indicam que o problema não é grave e irá desencorajar o seu patrão a agir para ajudá-lo.

  5. 5

    Traga os documentos reunidos nos passos 1 a 3 para a reunião. Explique respeitosamente ao seu chefe que você está preocupado com sua carga de trabalho, que vem aumentando demais, e você não consegue dar conta dela. Reveja suas responsabilidades com ele e, então, sugira as mudanças que você planejou. Ouça o feedback de seu chefe. Se ele manifestar interesse em qualquer uma das soluções propostas, mostre-lhe o orçamento que você criou previamente para fazer as mudanças necessárias.

  6. 6

    Acompanhe as decisões de seu chefe. Se ele disser que não pode fazer as mudanças necessárias, apenas diga que o agradece por ouvir suas preocupações e diga que espera conseguir encontrar uma solução junto a ele em algum momento no futuro. Se ele concordar em fazer as alterações propostas, crie um plano concreto para supervisionar as mudanças e assuma a responsabilidade de implementá-lo.

Dicas & Advertências

  • Em sua reunião, evite culpar seu chefe devido a sua dificuldade em manter o ritmo de trabalho, mas não se menospreze como um trabalhador qualquer. As cargas de trabalho podem surgir ao longo do tempo, e é provável que ninguém tenha culpa pelo fato de que você estar se sobrecarregando. Tente ser o mais profissional possível em sua reunião e não demonstre emotividade.
  • Apenas aborde seu chefe para obter ajuda se você tiver bons hábitos no trabalho. Se você chegar atrasado todos os dias ou se os seus arquivos desorganizados são a razão de você se sobrecarregar, seu chefe provavelmente não aceitará o fato de que você está tendo que trabalhar demais e precisa de ajuda.
  • Não expresse suas preocupações sobre sua carga de trabalho queixando-se ou reclamando. Isso pode ser facilmente interpretado como um problema de atitude. Ao invés disso, resolva o problema utilizando diretamente os passos acima.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível