Mais
×

Como dilatar a uretra

Atualizada July 19, 2017

A uretra é um canal que se liga à bexiga urinária, atuando como um ponto de saída. Um revestimento interno de músculo envolve a uretra. Esse revestimento é constantemente protegido por muco, o qual é secretado pelas glândulas uretrais. Nas mulheres, a única função da uretra é a excreção de urina. A uretra masculina, no entanto, está envolvida com o sistema reprodutor, permitindo que tanto a urina quanto o sêmen passem pelo canal. A constrição uretral é uma condição na qual o canal é estreitado, o que inibe o fluxo normal de urina. Sua origem pode ser atribuída a um trauma, infecção anterior ou pode ser desconhecida. A doença pode ser assintomática ou apresentar uma variedade de sinais, incluindo retenção urinária, fluxo inconstante de urina, dor ao urinar e infecções urinárias frequentes.

Instruções

A constrição uretral é uma condição na qual o tubo uretral é estreitado (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Insira um cistoscópio para drenar a urina da bexiga. Ele é um dispositivo usado pelo médico para visualizar o canal da uretra até a bexiga urinária. Além de sua capacidade de visualização, ele também pode servir como um dilatador para o canal uretral, permitindo que a urina passe. O seu médico administrará um anestésico para diminuir a dor durante o procedimento. O cistoscópio é lubrificado para proporcionar uma inserção mais suave através da parede delicada. Esse procedimento é considerado invasivo, pois um grande tubo é inserido dentro da uretra, o que pode, potencialmente, danificar a parede uretral.

  2. Realize a cateterização intermitente para esvaziar a bexiga. Um cateter é um tubo de borracha que é inserido na uretra levando à bexiga urinária. É indicado para facilitar a drenagem de urina, em especial na retenção urinária. A cateterização é realizada algumas vezes por dia para evitar infecções e trauma na uretra. Tal como acontece com a cistoscopia, o cateter também é lubrificado para auxiliar a sua entrada. Você pode realizar o procedimento em sua casa, se for devidamente instruído pelo seu médico.

  3. Submeta-se a um procedimento cirúrgico para alargar permanentemente a uretra. Há uma variedade de opções de cirurgias para a constrição uretral. A implantação de um stent uretral permanente pode ser uma opção. Ele é colocado na uretra utilizando um dispositivo especial para manter a sua potência. A principal preocupação é que os stents podem migrar para outras áreas. Se isso acontecer, uma outra cirurgia poderá ser necessária para reposicionar o dispositivo. Outro problema com os stents é que eles podem causar dor e desconforto quando se está sentado ou durante a relação sexual. A uretrotomia, ou incisão da uretra, também é uma opção, se a causa da estenose for uma cicatriz. O objetivo do procedimento consiste em remover o tecido cicatrizado que provoca a obstrução. O problema é que ele pode causar disfunção erétil e hemorragia grave.

Coisas Necessárias

  • Cistoscópio
  • Cateter e uma bolsa ou um copo
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article