Dilema ético e gerenciamento de riscos

Escrito por kelsey childress | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dilema ético e gerenciamento de riscos
Você decide

Muitas pessoas nunca ouviram os termos "dilema ético" ou "gerenciamento de riscos", mas muitas presenciaram tais conceitos em suas casas, local de trabalho ou mesmo na rua. Todo dia, a vida exige que as pessoas tomem decisões sobre certo e errado, justo ou injusto, lícito ou ilícito, e depois vivam com os resultados dessas decisões. Algumas são fáceis, como "que gravata usar", mas existem muitas que são responsáveis pela vida das pessoas, fazendo com que essas decisões éticas e arriscadas tomem uma dimensão inteiramente nova.

Outras pessoas estão lendo

Definição de dilema ético

Um dilema ético é uma situação que envolve um conflito entre duas escolhas morais. Por exemplo, você salva a idosa que está se afogando ou o bebê que está se afogando, se os dois estão à mesma distância de você? Isso é um dilema ético porque os dois são incapazes de se salvar, mas não salvar nenhum dos dois não é aceitável. Outro exemplo seria querer alimentar a sua família faminta, mas, para fazer isso, você teria de roubar alguma comida. Seria melhor deixar a sua família passar fome ou roubar algum pão?

História

A existência do dilema ético é o motivo pelo qual as civilizações criaram os sistemas de justiça. Um sistema central de leis foi criado para governar a todos igualmente, para que decisões morais fossem mais fáceis de serem tomadas. Um juiz só precisa enxergar a lei para tomar uma decisão sem que leve o viés da pessoa julgada para o processo.

Definição de gerenciamento de risco

Gerenciamento de risco é o processo de identificar riscos e tomar providências para lidar com esses problemas, se eles ocorrerem, ou evitar que ocorram, para começar. O gerenciamento de risco é algo em que todo negócio no mundo tem um interesse investido. Sem ele, muitas companhias nunca sairiam do chão. No mundo dos negócios, alguém tem de correr riscos para ser bem sucedido, mas quão grave pode ser o risco para valer a pena o resultado? Quão longe um dono de empresa iria para ser bem sucedido em uma empreitada? O que estaria em jogo se ele falhasse e se ele fosse vitorioso?

Considerações

Como o gerenciamento de riscos é tão subjetivo, alguns princípios precisam estar no lugar para a implementação de um processo criado para fazê-lo funcionar. O gerenciamento de riscos deve ser capaz de melhorar e aprimorar as situações, baseado na melhor informação disponível, levar em conta todos os fatores (principalmente o fator humano), ser parte da importante tomada de decisões e deve enfrentar especificamente a incerteza.

Comunidades

Os dilemas éticos estão por toda parte à nossa volta, onde quer que vamos. Como reagimos a eles causa um impacto naqueles com quem lidamos. O gerenciamento de risco, assim como os dilemas éticos, envolvem ocorrências comuns que podem afetar pessoas, negócios e o futuro. Os dois também necessitam de uma habilidade crucial de tomar decisões que pode afetar mais do que apenas quem toma as decisões. Suas consequências de longo alcance podem muitas vezes colocar perigos reais para outros, afetando severamente suas vidas.

Soluções

Os dilemas éticos são enganadores, razão pela qual são chamados de dilemas. Resolver um dilema ético é subjetivo porque cada pessoa sente e pensa de maneira diferente da outra. De modo geral, o ponto central a considerar quando se tenta resolver um deles é se o que você pode vir a escolher é, de fato, ético.

Implementar um sistema de gerenciamento de riscos requer muito pensamento e não é tão subjetivo como um dilema ético, principalmente porque é um plano montado por uma gerência para uma organização. Com tantas coisas que podem dar errado em qualquer empresa, criar um sistema muito completo de gerenciamento de riscos pode realmente reduzir os problemas.

Se for possível tomar um tempo para se sentar e avaliar as consequências, os riscos e os prejuízos potenciais para outras pessoas ao considerar essas duas áreas, isso pode fazer uma grande diferença. Colocar os outros na sua frente pode tornar muitas dessas decisões e procedimentos muito mais fáceis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível