Educação e ciência

Como dimensionar a potência kVA de um tranformador

Escrito por dwight chestnut | Traduzido por marcos a. guedes
Como dimensionar a potência kVA de um tranformador

Os transformadores são dimensionados para suportar a carga elétrica

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O transformador é um dispositivo elétrico utilizado para converter a potência de uma fonte, geralmente de uma empresa fornecedora, ao nível exigido pela carga. Essa, por sua vez, pode ser uma casa, um prédio ou outro sistema ou aparelho elétrico. O equipamento consiste em um enrolamento primário, que recebe a energia fornecida pela fonte, e um secundário, que recebe a energia convertida pelo transformador e a envia para a carga através dos condutores de saída. Os transformadores são classificados ou dimensionados quanto à sua potência, dada em kVA, a unidade de medida kilovolt-amperes.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Encontre a tensão de entrada exigida pela carga elétrica conectada ao enrolamento secundário do transformador. Refira-se a esse valor como "Vcarga". Consulte o esquema elétrico da carga. Por exemplo, suponha que a "Vcarga" seja 120 V.

  2. 2

    Encontre o fluxo de corrente exigido pela carga elétrica. Refira-se a esse valor como "Icarga". Consulte o esquema elétrico da carga. Se o valor de "Icarga" não estiver disponível, encontre a resistência de entrada, ou "Rcarga", e calcule "Icarga" dividindo "Vcarga" por "Rcarga". Por exemplo, suponha que "Icarga" seja 30 A.

  3. 3

    Determine os requisitos de potência da carga em kiloWatts, ou kW. Refira-se a essa grandeza como "kWcarga". Utilize a fórmula: kWcarga = (Vcarga x Icarga)/1000. Utilizando os valores dados anteriormente, temos: kW = (120/30)/1000 = 3600/1000 = 3,6 kW

  4. 4

    Encontre a potência em kilovolts-amperes, ou kVA, exigida para fornecer o valor de kW calculado no Passo 3 utilizando a fórmula: kVA = kW/0,8 (0,8 é o fator de potência típico associado à carga). Continuando com os valores do exemplo anterior, temos: kVA = 3,6/0,8 = 4,5 kVA.

  5. 5

    Localize e instale um transformador com valor igual ou um pouco superior ao encontrado no Passo 4. Por exemplo, pode-se obter transformadores de 5 kVA, 10 kVA, 15 kVa e assim por diante. No exemplo calculado, o valor é igual a 4,5 kVA, o que significa que o produto a ser adquirido deve ser o de 5 kVA.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media