Como diminuir as faltas em um consultório dentário

Escrito por milenna russell | Traduzido por marina pastore
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Como diminuir as faltas em um consultório dentário
Confirmações de consulta são um fator importante para eliminar faltas (office image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com)

Consultórios dentários e outros provedores de cuidados odontológicos muitas vezes têm problemas com pacientes ausentes, que marcam consultas e acabam não aparecendo. Este problema pode ser custoso ao dentista, pois o número de pacientes no dia acaba reduzido e horários de disponibilidade são jogados fora. A maior parte dos profissionais pede aos pacientes que lhes deem o aviso de não comparecimento ao menos 24 horas antes da consulta, mas algumas pessoas negligenciam este requerimento. Ao implementar algumas regras para seu consultório, é possível diminuir ou mesmo eliminar os pacientes ausentes.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Implemente uma regra a respeito das ausências e explique-a para todos os pacientes no momento em que agendam a consulta. A regra pode ser uma taxa para ausências sem um aviso prévio razoável para o cancelamento. Tipicamente é pedido aos pacientes que avisem com entre 24 e 48 de antecedência o cancelamento; deste modo, a equipe que consultório pode preencher facilmente a lacuna da consulta.

  2. 2

    Confirme a consulta ligando para o paciente para ter certeza de que ele se lembra do compromisso. Lembre-o da data e do horário da consulta e reitere a política do escritório explicando as taxas envolvidas para casos de ausência não comunicada.

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    Mande e-mails ou mensagens para o paciente se não conseguir falar com eles ao telefone. A maior parte dos cadastros de paciente mostrará números de telefone alternativos ou informações de contato que incluem o número do celular e endereço de e-mail.

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    Preencha uma lacuna de consulta imediatamente depois que um paciente cancelar. Tenha pronta uma lista de pacientes com procedimentos que peçam atenção imediata e que possam estar disponíveis para o horário da consulta.

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    Entre em contato com o paciente ausente em 10 ou 15 minutos do horário marcado para a consulta e expresse preocupação sincera por sua ausência, além de tentar descobrir a razão por que ele não pode ir à consulta.

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    Marque as fichas dos pacientes que tiverem mais de uma ausência ou daqueles que cancelam regularmente para que você possa lidar bem com o problema e conversar com os pacientes para encontrar uma solução.

Dicas & Advertências

  • A equipe do consultório e os dentistas devem trabalhar em conjunto para garantir que os pacientes estejam cumprindo os compromissos agendados. O dentista e seus assistentes devem conversar com os pacientes e explicar a importância de consultas regulares e do comparecimento aos compromissos na data e hora corretas.
  • Se o dentista é claro na explicação para os pacientes da importância das consultas, é possível que graças ao conselho profissional direto eles levem o cuidado dentário mais a sério.
  • A equipe do consultório deve se certificar de que estão falando diretamente com o paciente, não apenas deixando mensagens; mesmo que isso peça por ligações à noite, é mais efetivo conversar pessoalmente com o paciente e fazer com que ele confirme verbalmente a consulta.
  • O dentista deve explicar em detalhes o trabalho que deve ser feito para eliminar o medo do paciente, pois algumas ausências podem ser por conta do medo do paciente dos trabalhos que precisam ser feitos ou do preço do procedimento.

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