Como diminuir gradualmente a dosagem de prednisona

Escrito por caryn anderson Google | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como diminuir gradualmente a dosagem de prednisona
Mulher tomando pílulas (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

A prednisona pertence à família dos medicamentos conhecidos como corticosteroides, usada geralmente para aliviar inflamação e outros sintomas de afecções, como certos cânceres, asma grave, doença de Crohn, meningite, tuberculose, lúpus, esclerose múltipla, alergias graves, artrite reumatoide, inflamação da tireoide, triquinose e doenças oculares, além de ajudar a prevenir a rejeição de órgãos após cirurgia de transplante. Como o uso prolongado de prednisona pode afetar sua produção corporal de cortisol, é importante diminuir lentamente a dosagem durante um certo tempo até poder descontinuá-la.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Diminuição gradual

  1. 1

    Converse com o seu médico. O protocolo exato pode ser diferente, baseado na extensão de tempo em que você vem tomando prednisona, na dosagem usada e nas exatas circunstâncias desse uso.

    Como diminuir gradualmente a dosagem de prednisona
    Médico escrevendo uma prescrição (Dynamic Graphics/Creatas/Getty Images)
  2. 2

    Evite ingerir vitamina D ou exposição prolongada ao sol por, pelo menos, uma semana antes de iniciar a redução gradual de sua dosagem. Segundo o Protocolo Marshall, isto poderá aliviar alguns de seus sintomas enquanto procede ao "desmame" de prednisona.

    Como diminuir gradualmente a dosagem de prednisona
    Mulher tomando banho de sol (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)
  3. 3

    Divida sua dose em duas outras todos os dias. Tome uma de manhã e outra à tarde. Isto poderá ajudar a aliviar os sintomas de abstinência da prednisona.

    Como diminuir gradualmente a dosagem de prednisona
    Pilulas com o café da manhã (Comstock/Comstock/Getty Images)
  4. 4

    Se a sua dose for superior a 20 mg ao dia, o Protocolo Marshall recomenda reduzi-la pela metade a cada duas semanas até atingir uma dose diária de 20 mg. Nesse ponto, você deve alentecer o processo de "desmame", mantendo a dose matinal e reduzindo a dose da tarde em 2,5 a cada semana.

    Como diminuir gradualmente a dosagem de prednisona
    Mulher com um organizador de pílulas (Tom Le Goff/Digital Vision/Getty Images)
  5. 5

    Ao atingir uma dose da tarde de 0 mg, divida pela metade sua dose matinal de 10 mg, e tome 5 mg de manhã e 5 mg à tarde. Após uma semana, comece a reduzir sua dose da tarde em 2,5 mg a cada semana até atingir 5 mg ao dia.

    Como diminuir gradualmente a dosagem de prednisona
    Mulher tomando uma pílula (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  6. 6

    Divida pela metade sua dose de 5 mg. Tome metade de manhã e metade à tarde. Neste ponto, comece a diminuir a dosagem da tarde em meia miligrama a cada semana. Repita esse processo até terminar completamente o uso de prednisona.

Dicas & Advertências

  • Espera-se que a redução gradual de prednisona leve alguns dias ou até semanas. Segundo o site NetWellness.org, uma estratégia típica para a descontinuação gradual de prednisona inclui diminuir a dose a cada três a sete dias em 2,5 a 5 mg.
  • Se você proceder a uma redução muito rápida da dose, poderá sofrer sintomas de abstinência, como dor articular, fadiga, tontura, dor muscular, vômito, dispneia, desmaio, cefaleias, baixo açúcar sanguíneo, febre e náusea. Informe seu médico sobre quaisquer sintomas experimentados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível