on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como diminuir naturalmente os níveis de nitrito em um aquário de água fresca

Atualizado em 17 abril, 2017

Assassinos bastante comuns em aquários são os altos níveis de nitrito. Esse é o biproduto da excreção dos peixes e do apodrecimento dos organismos ou alimentos. Altos níveis de nitrito são tóxicos para os peixes e podem acabar com a população do aquário. Mantê-los sob controle exige um incentivo ao crescimento das bactérias benéficas que quebram a amônia e o nitrito, transformando-os em substâncias menos nocivas. Trocas regulares de água também podem ajudar a reduzir esse níveis.

Instruções

Colocar muitos peixes no aquário pode levar a níveis excessivos e tóxicos de nitrito (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Ciclos sem peixe

  1. Monte o aquário e encha-o com água. Use cascalhos, pedras ou enfeites de um tanque já estabelecido, caso haja um. Coloque um aquecedor e um termômetro e mantenha a temperatura em 26°C.

    Loading...
  2. Use um filtro com mecanismo de filtração biológica, como um de esponja. Ajuste-o de forma que o fluxo externo de água agite a superfície para arejar o tanque. Você também pode usar outros dispositivos em aquários maiores, como os com capacidade para 200 litros ou mais.

  3. Coloque comida para peixe no tanque ainda não populado e deixe-a apodrecer - a quantidade de comida irá variar de acordo com o tamanho do tanque. Use apenas uma pitada em tanques menores e salpique na superfície em tanques maiores. Repita esse processo diariamente.

  4. Use um kit de teste de água para medir os níveis de nitrito do aquário. O apodrecimento da comida fará com que os níveis de nitrito e amônia disparem, o que estimula o crescimento de bactérias benéficas. Teste a água a cada dois ou três dias.

  5. Quando os níveis não forem mais detectáveis pelo kit, pare com esse procedimento. A essa altura, o ciclo já foi completado e você pode colocar os peixes.

    Mantendo a qualidade da água

  1. Evite colocar muitos peixes no aquário. Os peixes pequenos exigem um mínimo de 3,8 litros de água para cada 2,5 cm de peixe, enquanto os maiores exigem 11,3 litros para a mesma medida.

  2. Alimente os peixes somente com as quantidades que eles consumirem em 5 minutos, pois o apodrecimento da comida aumentará os níveis de nitrito. Use uma rede ou escumadeira para retirar os excessos. Verifique também os lugares mais escondidos para os peixes escavadores, como o lagostim, e retire os excessos, caso haja.

  3. Coloque plantas vivas no aquário para melhorar a qualidade da água. As plantas metabolizam os nitratos nocivos produzidos pelas bactérias que consomem os nitritos, além de oferecer uma superfície extra para que as bactérias cresçam.

  4. Retire os peixes e plantas mortas do aquário assim que os notar, pois a putrefação aumentará rapidamente os níveis de nitrito na água.

    Trocas de água

  1. Use água de torneira para encher os baldes com o equivalente a 20% a 30% do volume do aquário de um a dois dias antes de trocar a água. Isso permite que o cloro presente na água se dissipe naturalmente.

  2. Retire de 20% a 30% da água do aquário e descarte-a. Use um sifão para aspirar os cascalhos e areia. Retire os enfeites ou pedras que tiverem um grande crescimento de algas e deixe-os de molho em uma mistura de 1 colher de sopa de alvejante e 3,7 litros de água. Enxágue bem, até que o cheiro do alvejante tenha se dissipado, antes de devolvê-los ao tanque.

  3. Substitua a água retirada pela água sem cloro do primeiro passo.

  4. Troque a água a cada duas semanas. Teste-a regularmente para observar os níveis de nitrito e ajuste o calendário de limpeza de acordo com tais níveis. Aumente a frequência ou a quantidade de água das trocas se observar um grande aumento. Diminua a alimentação dos peixes ou pule um dia ou dois se os altos níveis persistirem.

Loading...

Dicas

  • Não limpe o aquário todo em uma única troca de água, pois isso eliminará quase toda a população de bactérias boas e fará com que os níveis de nitrito disparem. Divida a limpeza em partes para evitar eliminar muitas bactérias de uma única vez. Não limpe todas as pedras ou enfeites durante a mesma troca. Ao mudar o meio do filtro, não mexa nelas. Substitua apenas uma pequena parte dos cascalhos e troque quando necessário.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...