Como diminuir os níveis de cortisol

Escrito por traci joy Google | Traduzido por joan diaz
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Como diminuir os níveis de cortisol
Relaxar reduz o cortisol (www.flickr.com)

O cortisol é um hormônio necessário no corpo humano, embora seja visto de forma negativa. O cortisol é ativado durante o estresse e ajuda o corpo a se decidir sobre qual o tipo de energia deve suprir as necessidades fisiológicas durante esse estresse (carboidratos, proteínas ou gorduras). Embora o cortisol regule e mobilize a energia, se tivermos muito dele, ele produz um número de efeitos negativos, desde o aumento da glicose no sangue ao aumento de peso e imunidade diminuída. Como o cortisol é produzido durante tempos de estresse, existem mudanças nutricionais e de modo de vida que podemos fazer para reduzir o estresse e, consequentemente, diminuir nossos níveis de cortisol.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Proteínas
  • Gorduras Ômega 3
  • Grãos sem glúten
  • Alimentos de baixo índice glicêmico
  • Vitamina C
  • Tempo para meditação
  • Massagens
  • Exercícios
  • Sal Epsom
  • Bicarbonato de sódio
  • Boas horas de sono

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Instruções

    Diminua os níveis de cortisol com sua dieta

  1. 1

    Verifique seu consumo de proteína e certifique-se de que está obtendo bastante proteína de alta qualidade. De acordo com a nutricionista e escritora Donna Gates, estudos mostram que pouco consumo de proteína pode levar a níveis cronicamente elevados de cortisol. Escolha suas proteínas de forma inteligente, no entanto, mantenha seu consumo de gordura baixo. Cortes de carne magra, como peixe e frango, junto de feijões e nozes, são excelentes fontes de proteína.

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    Coloque Ômega 3 na sua dieta. Ácidos graxos Ômega 3 reduzem a inflamação e os níveis de cortisol. Excelentes fontes de Ômega 3 são sementes de linhaça, castanhas, feijões, azeite de oliva, abobrinha e peixes de água fria, como salmão e atum. Espalhe algumas sementes de linhaça na sua salada e coloque também um pouco de azeite de oliva, ou coma nozes no lanche.

    Como diminuir os níveis de cortisol
    Uma ótima opção de lanche
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    Vá atrás de grãos sem glúten. Alimentos com muito glúten, como os de farinha processada (massas e pães), levam à inflamação do trato intestinal. A inflamação leva à secreção de cortisol. Grãos sem glúten incluem quinoa, painço, amaranto e trigo sarraceno.

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    Coma alimentos com baixo índice glicêmico. O índice glicêmico de um alimento nos diz o quão rápido ele entra na corrente sanguínea, o índice glicêmico afeta os níveis de cortisol por cerca de 5 horas. Alimentos com alto índice glicêmico são aqueles com açúcares e farinhas refinadas, como pães, bolos e a maioria das massas, todos devendo ser evitados. Exemplos de alimentos de baixo índice glicêmico são feijões, cenouras, maçãs e peras.

    Como diminuir os níveis de cortisol
    Frutas em geral tem baixo índice glicêmico
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    Suplemente-se diariamente com vitamina C. O estresse diminui os estoques de vitamina C no corpo e esta ajuda a reduzir os níveis de cortisol, então, vitamina C a mais é essencial para manter os níveis de cortisol baixos.

    Diminua os níveis de cortisol com seu modo de vida

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    Medite. A meditação é um método comprovado para aliviar o estresse. Separe alguns momentos de seu dia, acenda uma vela ou apenas se sente e veja a paisagem. A meditação acalma os sentidos e reduz o estresse no corpo e, em troca, reduz a produção de cortisol. Tente uma pose de ioga simples enquanto medita para permitir que a energia flua livremente através de seu corpo.

    Como diminuir os níveis de cortisol
    Meditação: um ótimo jeito de relaxar a mente
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    Peça uma massagem. Massagens relaxam o corpo e a mente, diminuindo os níveis de estresse (e de cortisol) quase que imediatamente. Mesmo uma massagem simples nos pés serve. Se não tiver ninguém para lhe dar uma massagem, faça uma em si mesmo em qualquer parte do corpo. Até uma massagem no couro cabeludo é relaxante.

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    Tome um banho. Coloque meia taça de sal Epsom e meia taça de bicarbonato de sódio na banheira. Os sais e o bicarbonato ajudam retirar as toxinas do corpo, e o banho ajuda a relaxar e desestressar. Coloque um pouco de óleo de lavanda na água e acenda uma vela para ter um spa caseiro.

    Como diminuir os níveis de cortisol
    Um banho de sais à luz de velas também serve para relaxar e refletir
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    Exercite-se. Exercícios regulares, mesmo que apenas uma partida de tênis ou uma caminhada pelo bairro, produzem endorfinas, os hormônios de "boas sensações" do corpo, e também reduzem o estresse.

  5. 5

    Tenha uma boa noite de sono. Vá para a cama às 10 da noite e desligue as luzes e a TV. Os níveis de cortisol normalmente diminuem naturalmente à noite, mas se você não relaxar e for dormir a tempo, eles podem se elevar continuamente.

Dicas & Advertências

  • O exercício não precisa ser chato. Saia com um amigo para caminhar; apenas conversar ajuda a reduzir o estresse e, subsequentemente, os níveis de cortisol.
  • Se estiver tomando qualquer tipo de medicamento, ou tiver sérios problemas de saúde, fale com seu médico antes de tomar qualquer suplemento de vitaminas ou montar uma rotina de exercícios.

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