Como diminuir o nível do triglicérides com dieta

Escrito por mavyn mcdaniels | Traduzido por dimitrios meimaridis
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Como diminuir o nível do triglicérides com dieta
O alto nível de triglicérides pode ocasionar em problemas cardíacos (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

As triglicérides são um tipo de gordura que podem ser encontradas nos alimentos que consumimos e são armazenadas pelo corpo como reserva de energia. Toda vez que consumimos mais calorias do que precisamos, o nosso corpo transforma esse excesso em triglicérides, que são armazenados pelas células de gordura. As triglicérides são importantes para a saúde, mas níveis altos no sangue estão associados a doenças cardíacas, principalmente quando combinada com pressão alta ou alto nível de colesterol no sangue. Um alto nível de triglicérides pode ser causado por genética, uma tireoide com produção insuficiente de hormônios ou outras doenças; entretanto, os fatores mais fáceis de controlar são obesidade, dieta e consumo excessivo de álcool.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Exames de sangue para determinar o nível de triglicérides
  • Dieta de produtos desnatados ou alternativas não laticínio
  • Consumo de bebidas diet ou livres de açucares
  • Grãos saudáveis, como, por exemplo, aveia

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Instruções

  1. 1

    Limite o seu consumo de álcool. Beber muito pode elevar o nível de triglicérides. Essa é uma das mudanças de dieta, e estilo de vida, mais fáceis de fazer quando alguém está tentando reduzir o nível de triglicérides.

  2. 2

    Coma pequenas porções. As calorias adicionais são transformadas em triglicérides toda vez que você come em excesso. Descubra com a ajuda de um médico ou nutricionista, quantas calorias você deve consumir por dia e tente seguir o plano de alimentação definido.

  3. 3

    Limite o seu consumo de gorduras trans e saturadas. Comece a ler as embalagens dos produtos quando você for fazer compras ou cozinhar. Isso fará com que você perceba a quantidade de gorduras trans e saturadas consumidas junto com esses alimentos. Essa percepção pode ajudá-lo a tomar decisões mais informadas sobre o quanto de gordura que deve ser consumida.

  4. 4

    Mude para produtos semi-desnatados, ou corte os produtos laticínios da sua dieta por completo. Leite, queijo e iogurte desnatados podem ser adquiridos em qualquer mercado. Alternativos não laticínios são leite de soja ou de arroz, sorvete e iogurte de soja. Esses produtos podem ser encontrados em lojas específicas e também na maioria dos supermercados.

  5. 5

    Limite o consumo de açúcar. O açúcar acrescenta calorias a mais aos alimentos e bebidas e acaba sendo uma forma de consumir mais calorias do que o corpo necessita. Isso fará com que esses excessos se transformem em triglicérides, aumentando o nível no sangue. Uma boa forma para diminuir o nível de triglicérides é trocar as bebidas por alternativas diet ou livres de açúcares.

  6. 6

    Aumente o seu consumo de fibras. Uma dieta voltada para grãos integrais aumentará a quantidade de fibra no corpo e ajudará a diminuir o nível de triglicérides no sangue. A aveia é uma das opções mais fáceis para preparar e acrescentar a uma dieta.

Dicas & Advertências

  • O National Cholesterol Educational Program estipula que o nível normal e saudável de triglicérides no sangue é de 150 mg/dL.
  • Os níveis de triglicérides podem ser obtidos através de um exame de sangue, que pode ser solicitado através de uma consulta médica.

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