×
Loading ...

Dinâmicas para avaliar o nível de liderança interpessoal

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

É possível identificar os traços de liderança de alguém, colocando a pessoa em uma situação em que ela ajude todos a atingir certo objetivo. Mesmo que muitas dinâmicas possam parecer bobas, elas simulam a liderança no mundo real, pois as equipes devem solucionar problemas que exigem um líder forte.

As dinâmicas de liderança ajudam a identificar e melhorar as capacidades de liderança dos participantes (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Provas de obstáculos

As provas de obstáculos podem não parecer atividades intensivas para avaliar a liderança, pois muitas pessoas associam-nas com tarefas como correr por pneus ou rastejar sob uma rede. No entanto, em provas de obstáculos, os percursos são frequentemente desenhados para ter elementos que exijam cooperação em equipe; como fazer os membros do time passarem por uma parede. Alguém capaz de parar e analisar o problema em cada obstáculo e depois orientar o time quanto à melhor forma de completá-lo pode estar demonstrando capacidades de liderança no percurso.

Loading...

Lixo tóxico

O jogo do lixo tóxico exige comunicação entre os participantes, conforme eles trabalham juntos para encontrar itens que os permita mover um balde que contenha "lixo tóxico" de uma área de contaminação para um local seguro. O balde é colocado em um anel de corda de "contaminação", no qual os jogadores não podem entrar. Por exemplo, o grupo deve encontrar as ferramentas certas para mover o balde com segurança — uma corda e elásticos, no meio de um monte de objetos que os atrapalhem — e devem então trabalhar como uma equipe para guiar o balde com as cordas. Um líder forte, comandando os outros membros da equipe, é essencial para completar o jogo.

Mesas redondas

Essa dinâmica, realizada em ambientes fechados, divide os times em diversas atividades menores. Cada mesa tem seu próprio jogo, com atividades que exigem cooperação para serem rapidamente completadas, como arrumar um maço de cartas em ordem sequencial ou montar um quebra-cabeças. Mesmo que cada elemento possa ser completado individualmente, para uma equipe se sair bem, deve haver um líder que assuma as rédeas e delegue o trabalho para que todos ajudem a completá-la o mais rapidamente possível.

O nó humano

Em um nó humano, um grupo de pessoas deve se livrar do entrelace de seus próprios braços. O grupo se une em uma massa compacta e cada pessoa da o braço a dois outros indivíduos, segurando a cintura de uma pessoa com a mão esquerda e de outra com a direita. Uma vez que todos estejam de mãos dadas, o grupo deve tentar se desamarrar e se tornar um círculo sem se soltarem. O nó exige que todos trabalhem com calma e paciência e funciona melhor com um líder que entenda o nó e calmamente instrua os outros como se desamarrarem.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...