Dinâmicas de grupo

Escrito por melissa cooper | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dinâmicas de grupo
O fator motivacional nas dinâmicas de grupo faz com que todos se sintam mais envolvidos (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Dinâmicas de grupo, em sua essência, devem ser divertidas, inclusivas e motivadoras para todos os envolvidos. Para isso é preciso a escolha cuidadosa do tema e das atividades envolvidas na dinâmica, de forma a garantir o engajamento dos participantes. Criar um ambiente motivador é essencial para que todos tenham a sensação de uma experiência positiva e, o mais importante, saiam da dinâmica mais confiantes em relação ao futuro.

Outras pessoas estão lendo

Estratégia para conhecer o grupo

Se houver novos integrantes no grupo, começar a dinâmica com as apresentações é um bom truque para quebrar o gelo e ajudar aos participantes a conhecer uns aos outros. Peça que formem um círculo e então jogue uma bola a um dos participantes e pergunte seu nome; ele deve se apresentar e jogar a bola para algum outro membro do grupo. Quem pegá-la pode agradecer a quem a jogou, chamando-o pelo nome, e também se apresentar enquanto passa a bola para o próximo indivíduo. Essa dinâmica permite que todos se apresentem de forma espontânea, pois estão mais focados na tarefa de jogar a bola. Há menos chances de o participante notar que está se apresentando se ele estiver focado em outra atividade. Além disso, o aspecto tático do jogo pode ajudar a que os membros do grupo se lembrem mais facilmente dos nomes dos demais integrantes.

Dinâmicas de grupo
Os participantes estarão focados no jogo (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Mímica

A mímica é um jogo bem comum em festas infantis e pode ser uma maneira interessante para os membros do grupo conhecerem melhor as atitudes e linguagem corporal típicas dos colegas. A maneira como cada um faz as mímicas pode revelar se eles são mais introvertidos ou extrovertidos, se têm espírito de equipe ou se sabem se expressar. O foco nas pistas não-verbais e a atenção aos traços de personalidade dos participantes é uma ferramenta poderosa para entender a personalidade do seu time. Além disso, o jogo é divertido, dinâmico e envolvente.

Dinâmicas de grupo
A maneira como a pessoa faz mímicas pode revelar muito sobre sua personalidade (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Siga o líder

Essa é outra brincadeira típica em festas infantis e que ajuda a conhecer um pouco mais sobre a linguagem corporal dos membros do grupo. Também permite que os participantes tenham alguma noção de como seus movimentos são vistos e interpretados por seus colegas. Peça que todos tenham senso de humor, relaxem e aproveitem o jogo. Faça com que fiquem em círculo e peça para um dos participantes deixar a sala por um momento. Enquanto isso, escolha outra pessoa para ser o líder. Chame o participante que saiu para voltar à sala e ficar no centro do círculo para adivinhar quem é o líder. O jogo começa com todos os participantes, que estão em círculo, fazendo o mesmo movimento, como por exemplo balançar os braços. O líder deve mudar o tipo de movimento discretamente e todos os outros devem imitá-lo. Essa brincadeira permite que seja feito um breve contato visual entre o líder e os demais integrantes, contanto que isso não facilite ao participante no centro do círculo descobrir quem está seguindo quem. O líder pode pular, dançar, bater palmas ou dançar, e os outros participantes devem, imediatamente, copiá-lo. O jogo pode se tornar muito engraçado e divertido até que o participante no centro do círculo adivinhe quem é o líder. O adivinhador pode dar até três palpites durante a brincadeira.

Dinâmicas de grupo
Todos devem formar um círculo e decidir quem será o líder (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Sons de animais

Essa atividade pode criar muito barulho e tumulto, mas com certeza será divertida. Coloque todos os participantes em círculo e peça para que ajudem uns aos outros a serem vendados. Sussurre o nome de um animal para cada um. O mesmo nome deve ser sussurrado para dois dos participantes, e o objetivo é que cada membro do grupo imite o som produzido pelo animal até achar alguma outra pessoa que esteja fazendo o mesmo. Não é permitido falar; eles devem somente fazer os sons dos seus animais da maneira mais alta e criativa possível, para que a outra pessoa a encontre. Preste atenção nos passos de todos para que ninguém se machuque, já que estarão todos vendados. Não é preciso que eles se locomovam demais se emitirem os sons o mais alto e claro possível.

Dinâmicas de grupo
Os participantes devem imitar o som emitido pelo animal que lhe foi sussurrado ao ouvido (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível