Dinâmicas para reuniões para fortalecer o trabalho em equipe

Escrito por dennis hartman | Traduzido por renan cavalcanti sobreira
Dinâmicas para reuniões para fortalecer o trabalho em equipe
Um simples atividade em grupo pode fortalecer a afinidade em um grupo de funcionários (business team image by UBE from Fotolia.com)

Uma das funções mais importantes que um grupo de funcionários pode aprender é como trabalhar em equipe. Infelizmente, mesmo os melhores jogadores viram presas fáceis para os maus hábitos e precisam de uma reciclagem sobre como trabalhar em equipe. Existem diversas atividades que os funcionários podem participar durante as reuniões para fortalecer o trabalho em conjunto para que eles se lembrem da importância do trabalho em grupo.

A vareta de Hélio

A vareta de Hélio é um exercício simples, porém bastante eficaz para promover a interação em uma equipe. O supervisor organiza os times em duas fileiras uma de frente para a outra, com aproximadamente 90 cm de distância entre elas. Em seguida, é pedido que os membros dos times estiquem o dedo indicador em direção ao centro das linhas e, posteriormente, coloquem uma vareta leve e longa (como um ponteiro ou uma cavilha) apoiadas nos dedos estendidos. O objetivo do exercício é levar a vara ao chão sem tirar os dedos.

O exercício recebe esse nome porque, muitas vezes, os participantes terão que levantar a vara em conjunto ao invés de abaixá-la. No entanto, uma boa comunicação e um pouco de paciência tornam a tarefa possível de realizar quando todos estão cooperando.

Siga o guia

Siga o guia é uma forma de estabelecer a confiança e o foco do trabalho em equipe entre dois sujeitos com habilidades distintas. Faça duplas de funcionários que normalmente não interagem para participarem da atividade. Um deles será vendado enquanto o outro parceiro tentará guiá-lo dando apenas dicas sobre os obstáculos. Lembre-se de reorganizar a mobília da sala para deixar a brincadeira mais interessante.

Essa dinâmica é ótima para pequenos grupos e pode ser realizada em um curto período de tempo, tornando uma atividade fácil de ser incorporada quando os horários estão cheios. Além disso, os outros participantes podem ver o trabalho em equipe em ação à medida que eles esperam chegar a vez deles e podem presenciar as dificuldades enfrentadas em uma atividade aparentemente simples.

A mandala do funcionários

A mandala do funcionário é um exercício desenvolvido para fortalecer as equipes e proporcionar aos funcionários a chance de expressar suas dúvidas e queixas. Cada funcionário deve trazer um pequeno objeto de sua escolha para representá-lo. Em seguida, eles se reversam e juntam todos os itens e os laçam como dados sobre a mesa ou chão. Os funcionários que jogou os objetos para cima, deve, logo em seguida, falar sobre a disposição como eles caíram, criando, assim, uma narrativa ou fazendo observações sobre as personalidades das pessoas que estão sendo representadas pelos objetos.

Esse exercício proporciona aos funcionários a chance de serem criativos e se expressarem livremente. Também é uma forma dos funcionários saberem o que as outras pessoas pensam dele e que tipo de imagem eles transmitem nas tarefas diárias em equipe.

O náufrago do navio

O náufrago do navio é uma atividade tradicional para o fortalecimento do trabalho em equipe para ser feita com pequenos grupos de pessoas. Os funcionários ficam de pé e se apoiar fisicamente uns aos outros em uma pequena superfície, como em um azulejo ou tapete. A cada rodada mais funcionários participam da dinâmica e precisam participar da estratégia do jogo ou diminuir a quantidade de espaço da brincadeira.

O náufrago do navio exige força física do grupo e uma boa comunicação e avaliação de cada habilidade e destreza dos participantes. O jogo também exige liderança de uma pessoa para que possa controlar e orientar uma única estratégia para todos os participantes.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível